Arquidiocese de Braga

Etiqueta Síntese

4 outubro 2022

Notícia

A. Sínodo sobre a Sinodalidade teve os seus cépticos, mas está a provar ser um bálsamo para “feridas duradouras”

Artigo do Pe. Thomas Reese, Sj, publicado no "National Catholic Reporter".

Synod.va

3 outubro 2022

Notícia

A. Frascati: “Testemunhas das maravilhas que Deus está a operar”

Contornos gerais do documento de síntese foram apresentados ao Papa Francisco num encontro privado realizado ontem à tarde, após a conclusão do encontro em Frascati de quase cinquenta pessoas escolhidas para preparar uma síntese com todas as contribuições

CNS photo/Vatican Media

26 setembro 2022

Notícia

A. Cardeal Grech sobre a elaboração da primeira síntese sinodal global – e o que está reservado para a segunda fase

O cardeal Grech deu esta entrevista antes de deixar Roma e ir para Frascati, onde, juntamente com 35 pessoas, irá estudar e analisar o "feedback" da primeira fase, também conhecida como fase de consulta, do processo sinodal.

CNS/Paul Haring

26 setembro 2022

Notícia

A. Cardeal Grech: O sínodo “precisa de tempo” sobre questões como a ordenação de mulheres e de padres casados

Um grupo de 35 pessoas (incluindo apenas dois bispos) está actualmente em Frascati, em Itália, a trabalhar para elaborar uma síntese da primeira fase, disse o cardeal.

22 setembro 2022

Notícia

A. Áustria irá propor ao Sínodo superar o distanciamento entre consagrados e leigos

Nenhum bispo participou na síntese nacional enviada a Roma com as contribuições feitas a partir de diferentes grupos.

JAKUB KACZMARCZYK/EPA

8 setembro 2022

Notícia

A. Sínodo: na Polónia, a síntese expressa uma reprovação dos leigos em relação à hierarquia

A Conferência Episcopal Polonesa publicou, quinta-feira, 25 de Agosto, a síntese nacional das contribuições recolhidas no âmbito do “Sínodo sobre a Sinodalidade”, que se refere ao futuro da Igreja. Os leigos poloneses expressaram fortes críticas à hierarq

5 setembro 2022

Notícia

A. Igreja Argentina toma consciência do clericalismo, saboreia a sinodalidade e pede para se acabar  com o poder piramidal

"Escuta, diálogo e inclusão são reivindicações para viver dentro e fora da Igreja, como necessidades cruciais deste tempo."

Guy Aimé Eblotié/LCA

28 julho 2022

Notícia

A. Católicos africanos: Igreja precisa de discutir “racismo, questões de género e clericalismo”

Igreja na Costa do Marfim publicou a síntese nacional sobre as recentes consultas sinodais, listando inúmeras questões que devem ser abordadas na próxima etapa do processo sinodal.

27 julho 2022

Notícia

A. Jornada sinodal não se deve tornar num processo de “eles e nós”, adverte arcebispo

O líder da Igreja irlandesa disse que o documento de síntese sinodal, que deve ser publicado no próximo mês, irá revelar muitos desafios à transmissão da fé na Irlanda.

7 junho 2022

A. Holanda perante o Sínodo: uma Igreja mais aberta, inclusiva e feminina

No documento com as conclusões da fase diocesana, é feito um apelo para criar “uma comunidade aberta e hospitaleira onde todos possam contribuir com base na igualdade”.