28 julho 2022

Católicos africanos: Igreja precisa de discutir “racismo, questões de género e clericalismo”

Fotografia Guy Aimé Eblotié/LCA

DACS com La Croix International

Igreja na Costa do Marfim publicou a síntese nacional sobre as recentes consultas sinodais, listando inúmeras questões que devem ser abordadas na próxima etapa do processo sinodal.

Os católicos da Costa do Marfim pediram à Igreja em geral que se envolva em mais “discernimento” em várias questões dolorosas — como o racismo, questões de género e clericalismo — na próxima etapa do processo sinodal.

Os líderes da Igreja na nação da África Ocidental fazem o apelo numa síntese nacional recentemente publicada sobre as consultas sinodais que foram realizadas nas suas 15 dioceses católicas.

Dizem que é necessário questionar o significado da sinodalidade numa Igreja afligida pelo etnocentrismo, tribalismo, racismo, questões de género, casamento e clericalismo.

“Como é que a Igreja reage concretamente diante de tais flagelos que correm o risco de fazer da sinodalidade uma utopia ou uma ilusão?”, perguntam os católicos da Costa do Marfim.

“Como podemos lançar um processo sinodal se «a questão do género», que diz respeito ao mundo, não é resolvida pela Igreja? Como é que pode a mensagem da Igreja sobre a doutrina do matrimónio como desejou o Criador, isto é, entre um homem e uma mulher (cf. Mt 19,4-5), ser ouvida por todos?”, perguntam.

O resumo das consultas foi apresentado nos dias 21 e 22 de Julho. Mas não fornece dados estatísticos sobre quantos ou que percentagem dos católicos do país realmente participaram no processo sinodal.

No entanto, a equipa nacional de contacto da Costa do Marfim para o sínodo sobre a sinodalidade afirmou que a participação foi significativa.

“A nível das dioceses e no âmbito das consultas de base, movimentos, congregações religiosas, instituições e paróquias foram mobilizados para responder ao questionário contextualizado”, disseram.

Colaboração entre clero e leigos fortemente debatida

D. Bruno Essoh Yedoh de Bondoukou leu a síntese de 20 páginas da consulta durante uma Missa de acção de graças concelebrada no dia 21 de Julho com todos os membros da Conferência Episcopal da Costa do Marfim (CECCI).

Voltou a fazê-lo no dia seguinte em conferência de imprensa onde, falando em nome da equipa nacional de contacto, disse que o resumo “pretendia captar o mais possível os pontos de vista críticos e apreciativos de todas as respostas”.

D. Yedoh disse que em todas as dioceses “a corresponsabilidade pastoral, que implica uma participação indispensável dos leigos na missão da Igreja, foi um dos pontos fortemente debatidos” durante as consultas.

A colaboração entre sacerdotes e leigos na vida da Igreja na Costa do Marfim é promovida principalmente através de estruturas governamentais a nível paroquial, como os conselhos pastorais e os conselhos financeiros.

Estes são co-presididos pelo pároco e por um leigo, geralmente eleitos pelos responsáveis ​​dos movimentos e associações da paróquia.

Mas o relatório resumido observa que, na prática real, é o sacerdote que detém a autoridade máxima.

“Alguns exercem-na no serviço e na escuta de todos, com disponibilidade e humildade”, diz o texto.

“Por outro lado, outros não levam em conta esses quadros de colaboração com os leigos, agindo sozinhos e impondo as suas decisões, a ponto de confinar os seus colegas aos papéis de figurantes ou executores”, aponta.

Um sínodo como remédio contra a idolatria do poder

“As comunidades cristãs às vezes apresentam a face de um lugar, enquanto o poder é exercido com espírito de dominação”, disse o presidente da CECCI, o arcebispo Ignace Bessi, na missa de acção de graças de 21 de Julho.

“Aquele que tem uma parcela de responsabilidade assume-se por Deus e, acreditando-se omnisciente, decide tudo, deixando aos outros apenas tempo para aprovar com um amém vibrante”, disse.

“Tal idolatria do poder na Igreja é totalmente oposta à sua natureza e modo de operação”, disse o arcebispo Bessi.

“O sínodo em preparação para uma Igreja sinodal aparece como um remédio para este tratamento de choque e deve curar a Igreja da idolatria do poder e ajudar o nosso mundo e os nossos líderes a curarem-se”, insistiu.

Artigo de Guy Aimé Eblotié, publicado no La Croix International a 27 de Julho de 2022.