3 outubro 2022

Frascati: “Testemunhas das maravilhas que Deus está a operar”

Fotografia Synod.va

DACS com Religión Digital

Contornos gerais do documento de síntese foram apresentados ao Papa Francisco num encontro privado realizado ontem à tarde, após a conclusão do encontro em Frascati de quase cinquenta pessoas escolhidas para preparar uma síntese com todas as contribuições

“O nosso trabalho está feito”. Assim resumiu o jornalista Austen Ivereigh o fim do trabalho de redacção da equipa que preparou o “Documento de Síntese” da primeira etapa do Sínodo, que, como a Secretaria do Sínodo acaba de confirmar, verá a luz “em meados de Outubro”. Segundo o Religión Digital, poderá ser publicado no dia 18.

Um documento, cujos contornos gerais foram apresentados ao Papa Francisco num encontro privado realizado ontem à tarde, após a conclusão do encontro em Frascati de quase cinquenta pessoas escolhidas para preparar uma síntese com todas as contribuições recebidas de todo o mundo. O Papa agradeceu aos participantes pelo seu trabalho, que será essencial para a segunda etapa do Sínodo, a Continental.

“Apresentamo-nos perante si depois de uma experiência eclesial única e extraordinária que nos fez conhecer a riqueza dos frutos que o Espírito está a produzir no povo santo de Deus. Estamos verdadeiramente maravilhados com as maravilhas que Deus está a operar na sua Igreja”, explicou o Cardeal Grech, secretário geral do Sínodo, durante a saudação a Bergoglio após doze dias de trabalho em Frascati, no Centro João XXIII.

No centro dos trabalhos – explica a Secretaria Geral do Sínodo em comunicado – estiveram as 112 sínteses das Conferências Episcopais (de um total de 114), mas também as das Igrejas Orientais Católicas, das Congregações Religiosas, das Associações e Movimentos Eclesiais, dos Dicastérios do Vaticano e das contribuições individuais recebidas na Secretaria Geral do Sínodo. “Uma resposta sem precedentes das Igrejas locais!”, afirma a nota.

Em Frascati, os participantes procuraram fazer um discernimento comunitário através do método de “conversação espiritual” em diferentes grupos antes de começar a escrever o documento de síntese, “com um primeiro e depois um segundo rascunho, leituras cruzadas, debates e correcções”.

A equipa de redacção, composta por homens e mulheres, bispos, sacerdotes, religiosos e leigos, conseguiu aprovar o Documento para a Etapa Continental, produzido simultaneamente em italiano e inglês, e entregou-o ao Papa. Assim que o texto seja público, será enviado simultaneamente a todos os bispos “como um acto de restituição ao povo de Deus”.

Artigo original de Jesús Bastante, publicado em Religión Digital a 3 de Outubro de 2022.