Arquidiocese de Braga

Etiqueta Espanha

1 setembro 2022

Notícia

A. Trabalhar no circo e rezar já é um pouco mais fácil

Conferência Episcopal Espanhola publicou um manual de oração para quem o trabalho obriga a uma vida itinerante.

25 julho 2022

Notícia

A. Primeiro balanço de Cremades sobre abusos em Espanha: “Entre 1.000 e 2.000 casos”

O advogado responsável pela auditoria externa da Igreja revela que existem até 30 acordos extrajudiciais com vítimas com indemnizações até 50.000 euros.

20 julho 2022

A. Enélida Hernández, a primeira secretária geral da diocese das Canárias

Desde a sua criação em 1986, é a primeira mulher a ocupar este cargo de especial importância no organograma diocesano.

15 julho 2022

Notícia

A. O dia em que o nosso filho nos disse: “Quero ser padre”

Em 2020 (últimos dados oferecidos pela CEE), em Espanha, 125 padres foram ordenados. 125 histórias de homens que se entregam a Deus para sempre... e 125 famílias em que pais, mães, irmãos, amigos, também fazem parte da jornada. Como é que as famílias vive

4 julho 2022

Notícia

A. Religiosos espanhóis reforçam política contra abusos com guia pioneiro “de protecção e acção”

CONFER aprova a sua “política de enquadramento” que ordena às congregações uma “intervenção imediata de acordo com as leis” face a qualquer denúncia.

28 junho 2022

Notícia

A. Comunidade de Sant’Egídio: “Não há «efeito de atracção» maior do que a guerra e a pobreza”

O que aconteceu em Nador, em Marrocos, diante da passividade das autoridades espanholas, é consequência de um olhar egocêntrico focado num conceito de segurança fronteiriça que criminaliza a migração e não aborda as suas causas profundas.

1 junho 2022

Notícia

A. Jesuítas actualizam os seus casos de abuso em Espanha: 125 vítimas desde 1920

A Companhia de Jesus apresentou o seu segundo relatório sobre o Sistema Ambiente Seguro, com um compromisso com a prevenção: 4.000 religiosos, trabalhadores e voluntários formados em “tolerância zero”.

30 maio 2022

Notícia

A. Pedro Zafra, o único padre espanhol na Ucrânia, proclama ao seu povo “amar o inimigo”

A sua paróquia em Kyiv, onde muitas famílias inicialmente se refugiaram, hoje cuida de pessoas deslocadas do Leste.

25 maio 2022

Notícia

A. Cristina Inogés: “A liderança sinodal é colocar a pessoa no centro”

A teóloga e Maria Luisa Berzosa forneceram chaves para a gestão das congregações durante o segundo dia da Assembleia Geral da Conferência Espanhola de Religiosos (CONFER).

CEE

29 abril 2022

Notícia

A. Bispos espanhóis vão abrir os arquivos para investigar os abusos

Assembleia Plenária apoia “por unanimidade” o plano anti-abusos com a auditoria da Cremades.