Arquidiocese de Braga -

20 julho 2022

Enélida Hernández, a primeira secretária geral da diocese das Canárias

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

Desde a sua criação em 1986, é a primeira mulher a ocupar este cargo de especial importância no organograma diocesano.

\n

A Diocese das Ilhas Canárias tornou pública a nomeação, pelo Bispo, José Mazuelos, de Enélida Hernández Monzón como nova Secretária Geral da Pastoral.

Hernández é directora do Instituto Diocesano Nossa Senhora do Pilar, onde também exerce como professora de Língua e Literatura no Ensino Secundário e Bacharelato.

Tal como explica a diocese, a Secretaria-Geral é um dos órgãos de maior representatividade e decisão do organograma diocesano, sendo a sua missão incentivar, acompanhar, coordenar e monitorizar a programação conjunta realizada por todos os secretariados e delegações.

 

Ampla actividade pastoral

Enélida Hernández, além da sua qualificada carreira profissional como graduada em Filologia Hispânica pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, possui um extenso currículo na sua actividade pastoral, onde se destaca a competência de “Mestre/Especialista em Direcção e Gestão de Centros Educacionais pela Pontifícia Universidade de Comillas”.

Desde 2013, coordena a pastoral dos Institutos Diocesanos, espinha dorsal do processo educativo do adolescente; um processo que possibilita aos jovens construir o seu projecto pessoal de vida como crentes, tendo Jesus de Nazaré como modelo.

Artigo de Vida Nueva Digital, publicado a 19 de Julho de 2022.