Arquidiocese de Braga -
1 setembro 2022
Trabalhar no circo e rezar já é um pouco mais fácil
DACS com Vida Nueva Digital
Conferência Episcopal Espanhola publicou um manual de oração para quem o trabalho obriga a uma vida itinerante.
Este subsídio recolhe, segundo os seus promotores, as orações do cristão e algumas específicas dos trabalhos que desenvolvem circenses e feirantes.
Orações dos circenses e feirantes
Segundo os seus promotores, circenses e feirantes muitas vezes não podem participar na Eucaristia e nos demais sacramentos com o resto da comunidade cristã, razão pela qual este livro, editado pela EDICE, quer ser uma resposta às palavras do Papa Francisco que exige que “a Igreja se preocupe com os problemas que acompanham a sua vida itinerante e queira ajudá-los”.
O livro de orações, devido aos espaços reduzidos das caravanas, foi publicado num formato pequeno e muito maleável.
Além disso, destacam em comunicado, “a primeira página é um registo pessoal que pode ser muito útil para registar a recepção dos sacramentos, pois uma das dificuldades que eles têm, principalmente os circenses, é saber onde e quando receberam os sacramentos”.
De seguida, o livro está organizado em sete partes: orações do cristão; orações dos circenses e feirantes – onde são recolhidas propostas como a oração do palhaço, do artista ou da Virgem; orações à Virgem Maria; orações a São José; orações aos Anjos; orações para a estrada; e várias frases.
Também foram incorporadas a oração a Cristo da estrada, à Virgem dos itinerantes, à Virgem da Prudência, a oração do motorista ou a São Cristóvão para que tudo corra bem.
Artigo de Vida Nueva Digital, publicado a 22 de Agosto de 2022.
Partilhar