Arquidiocese de Braga

Etiqueta Suíça

7 setembro 2022

A. Católicos na Suíça exigem mais sinodalidade à Igreja

O relatório final para o Sínodo de 2023 pede o fim da discriminação contra as mulheres, os divorciados e os homossexuais dentro da comunidade cristã.

SAPEC

19 maio 2022

A. Vítimas suíças de abuso sexual do clero lutam para quebrar o silêncio

Um grupo de apoio a vítimas de abuso sexual relacionado com a Igreja na Suíça francófona está a tentar ajudar as pessoas que foram agredidas a denunciarem os crimes.

Bernard Hallet

3 maio 2022

A. Chur: contra o Código de Conduta de Prevenção de Abusos

A diocese de Chur apresentou no início de Abril de 2022 um Código de Conduta destinado a combater os abusos na Igreja. Mas, mais de 40 padres, reunidos num “Círculo”, recusam-se a assiná-lo, argumentando que “viola repetidamente a doutrina e a disciplina

ALEXANDRA WEY/ EPA/ MAXPPP

19 abril 2022

A. Bispos suíços querem esclarecer abusos sexuais do clero

Os bispos católicos da Suíça pediram a duas académicas para vasculharem os arquivos diocesanos como preparação para uma investigação independente sobre o abuso sexual de menores.

DR

8 março 2022

A. Catedral protestante de Genebra lotada na primeira missa católica desde 1535

A última missa da catedral em 1535 terminou em tumulto quando os padres foram expulsos e estátuas e outros itens “idólatras” foram despejados.

Arnd Wiegmanni/Reuters via CNS

7 dezembro 2021

A. Igreja Católica Suíça ordena estudo sobre abusos sexuais

Responsáveis sublinharam a necessidade de independência “para fazer justiça às vítimas”.

GLN

30 julho 2021

A. Pandemia abriu novos espaços para a liderança leiga na Igreja

Dois teólogos católicos explicam como é que o coronavírus se tornou um catalisador inesperado para uma Igreja mais sinodal e liderada por leigos numa diocese suíça.

DR

29 julho 2021

A. Diocese na Suíça torna-se um “laboratório” para a liderança leiga

Um olhar mais atento sobre a Diocese Católica de Lausanne, Genebra e Friburgo, onde o Bispo nomeou leigos para serem os seus “Vigários” em certas regiões.

Rob Riemen / Foto Darko JELINEK

3 fevereiro 2018

A. Davos, a Europa e o cuidar da alma

“Em vez de cultivar a alma assistimos ao renascimento do nacionalismo, à trivialidade da tecnologia, à vulgaridade do comércio e à estupidez cultivada pelos media e pelas universidades”, diz Rob Riemen.