8 março 2022

Catedral protestante de Genebra lotada na primeira missa católica desde 1535

Fotografia DR

DACS com The Tablet

A Catedral Protestante de São Pedro em Genebra, onde João Calvino pregou a Reforma, recebeu a sua primeira missa católica em quase cinco séculos, com clérigos de onze denominações opostas a partilharem as Cinzas da Quaresma num sinal de harmonia ecuménica.

A cerimónia na Catedral da cidade suíça, católica no século XII quando foi fundada e protestante desde 1535, estava prevista para 2020, mas não pôde ser realizada devido à pandemia.

Cerca de 1500 pessoas lotaram a Catedral na antiga fortaleza calvinista para a missa de sábado à noite a 5 de Março. Houve pessoas que tiveram que ir embora por falta de lugar.

Católicos e protestantes elogiaram a harmonia entre os antigos adversários na fé, mas as diferenças permaneceram.

“O Evangelho une as pessoas, mas mantemos a nossa identidade”, disse Daniel Pilly, líder leigo do conselho paroquial da catedral, nas suas boas-vindas.

“A vossa Catedral é a igreja mãe do nosso cantão”, acrescentou o padre Pascal Desthieux, Vigário Episcopal de Genebra, mas “isso não significa que estamos a fundir-nos”.

A última missa da catedral em 1535 terminou em tumulto quando os padres foram expulsos e estátuas e outros itens “idólatras” foram despejados. Genebra convidou então o francês Calvino para pregar e desenvolver a sua teologia lá.

Expulso em 1538, Calvino voltou três anos depois e ali morreu em 1564. A cidade tornou-se a Roma do Protestantismo Reformado e, como reclamou o filósofo francês Voltaire, foi transformada “num convento”.

Genebra expulsou o seu último bispo católico residente em 1533. Depois de muitas reviravoltas na história suíça, a cidade-estado juntou-se à actual diocese de Lausanne, Genebra e Friburgo em 1821.

Reflectindo o turbulento passado religioso da Suíça, a diocese maioritariamente francófona está sediada na bilingue Friburgo e, como todas as dioceses suíças, depende directamente do Vaticano.

Entre os protestantes estrangeiros que se reuniram em Genebra estava John Knox, que mais tarde fundou a Igreja da Escócia com teologia Calvinista e governo da igreja Presbiteriana.

Exceto pelo seu interior austero, a catedral pareceu católica novamente enquanto uma dúzia de padres em vestimentas roxas e brancas concelebrou com alguns pastores protestantes em tradicionais túnicas pretas e bandas brancas de pregação a observar.

O Pe. Desthieux, que iniciou o culto conduzindo a congregação em oração silenciosa pela Ucrânia, pediu aos protestantes que perdoassem os católicos de Genebra pelos seus “erros contra a unidade”.

Artigo de Tom Heneghan, publicado no The Tablet a 7 de Março de 2022.