7 dezembro 2021

Igreja Católica Suíça ordena estudo sobre abusos sexuais

Fotografia Arnd Wiegmanni/Reuters via CNS

DACS com Crux

Responsáveis sublinharam a necessidade de independência “para fazer justiça às vítimas”.

Os líderes da Igreja Católica na Suíça pediram a dois académicos para conduzirem um estudo sobre a exploração sexual da Igreja suíça desde meados do século 20, juntando-se a outras igrejas noutros países da Europa e não só a fazerem tal reconhecimento.

A Conferência dos Bispos da Suíça e duas outras organizações anunciaram na segunda-feira que duas professoras de história da Universidade de Zurique, Monika Dommann e Marietta Maier, formarão uma equipa nas próximas semanas antes de lançarem formalmente o projecto e detalharem as suas ambições completas em Março.

“Incontáveis ​​pessoas suportaram um profundo sofrimento relacionado com o abuso sexual no contexto da Igreja Católica Romana”, disseram as organizações. “O trabalho de memória científica é devido, em primeiro lugar, às vítimas, mas também fornecerá lições para o futuro”.

O projecto-piloto de um ano dará aos investigadores “livre acesso aos seus documentos e arquivos sempre que possível e autorização de acordo com a legislação canónica e estatal”. Também se comprometeram a encorajar os seus membros e outros grupos a fazerem o mesmo.

Os grupos sublinharam a necessidade de independência “para fazer justiça às vítimas”.

Qualquer informação obtida através de documentos e arquivos dos grupos católicos só pode ser usada como parte do projecto, e a Universidade de Zurique – delegada oficial do projecto – comprometeu-se a manter sigilo sobre qualquer informação não incluída no relatório final. A universidade observou a sua obrigação de acordo com a lei suíça de apontar qualquer irregularidade criminal que possa encontrar.

O projecto coloca a Suíça no caminho para se juntar às igrejas católicas romanas noutros países europeus, incluindo França, Alemanha e Portugal, para averiguarem as suas histórias de abuso sexual. Isto acontece na esteira de grandes investigações sobre abusos sexuais na Igreja em lugares como a Austrália, Grã-Bretanha e Irlanda.

Juntamente com a Conferência dos Bispos, o projecto é liderado pela KOVOS, uma organização de ordens e grupos católicos na Suíça, e a Conferência Central Católica Romana Suíça, ou RKZ, que reúne organizações eclesiásticas dos cantões ou regiões da Suíça.

Artigo de  Jamey Keaten, publicado no Crux a 7 de Dezembro de 2021.