Arquidiocese de Braga

JEFF PACHOUD / AFP

22 junho 2022

A. O processo sinodal está a forjar uma “colegialidade mais rica” ​

​As consultas com os leigos católicos nos últimos meses tiveram um impacto importante sobre os bispos da Igreja e sobre como exercem o ministério.

7 junho 2022

A. Onde estão os jovens? Não na igreja

Em pânico pelo seu quase desaparecimento dos bancos da Igreja, as pessoas ainda se perguntam se os jovens católicos estão mais à direita ou à esquerda.

Remo Casilli/Reuters via CNS

10 maio 2022

Notícia

A. Teóloga Inogés Sanz: Os leigos ficaram entorpecidos na Igreja, devem saber que a sua voz é importante

De acordo com uma das teólogas que aconselham o gabinete do Vaticano que organiza o sínodo dos bispos, os leigos ficaram entorpecidos depois de séculos simplesmente a dizerem “amém”.

Paul Haring/CNS

10 maio 2022

Notícia

A. Sínodo sobre a sinodalidade será “processo de discernimento espiritual”, dizem participantes

Participantes da assembleia realizada na semana passada sublinham que o sínodo já começou.

19 abril 2022

Notícia

A. Virtudes sinodais: valorizar o sentido de “agência”

Para construir uma Igreja sinodal, todos os baptizados devem ser valorizados e ouvidos para que não “desapareçam”.

MIGLIORATO/CPP/CIRIC

19 abril 2022

A. Autoridade, Participação e Mulheres

A colaboração autêntica na Igreja só é possível quando as mulheres são vistas como inteiras e necessárias, não como desafios ou ameaças à “pureza” do clero.

8 março 2022

Notícia

A. Evento “Igreja e Sociedade: As mulheres como construtoras de diálogo” acontece hoje

Nathalie Becquart, sub-secretária do Sínodo dos Bispos, é uma das oradoras convidadas.

8 março 2022

Notícia

A. Cristina Inogés: “As mulheres têm voz, não temos de esperar que nos concedam autorização para falar”

A teóloga participou na XXXIV Conferência de Teologia do Instituto Teológico de Múrcia.

CNS

7 março 2022

Notícia

A. Para mudar a cultura da Igreja, precisamos de líderes orientados para o serviço

Os líderes que são percebidos como tendo integridade e autenticidade tendem a suscitar um sentimento de confiança de que o grupo se está a concentrar num propósito moral partilhado.