19 abril 2022

Virtudes sinodais: valorizar o sentido de “agência”

Fotografia DR

DACS com La Croix International

Para construir uma Igreja sinodal, todos os baptizados devem ser valorizados e ouvidos para que não “desapareçam”.

Uma das coisas mais desanimadoras da vida é quando não temos sentido de “agência”.

A noção de agência é aquela que teve origem na sociologia, mas que se refere a algo que a maioria dos adultos já sentiu num momento ou outro.

Agência é a sensação de que posso fazer algo a respeito de um problema, que posso fazer a diferença, que tenho algum controlo sobre a situação em que me encontro.

A agência é exactamente o oposto de se sentir como um pedaço de madeira a flutuar no mar, fustigado pelas ondas e arrastado pelas correntes.

Gostamos tanto de sentir que temos um leme, um volante, uma hipótese de decidir o que vai acontecer. Raramente sentimos que temos algum sentido de agência. Só nos damos conta disso quando não a temos: quando temos uma sensação de falta de agência.

Isto pode ser bastante assustador. É a sensação de que não há nada que eu possa fazer para mudar a situação que me está a afectar. É a solidão de perceber que ninguém me vai ouvir. Os problemas simplesmente andam em círculos e são ignorados. Ninguém se importa!

Optar por não participar

Vemos esse sentimento de “não tenho agência” nas sociedades, redes sociais, clubes, empresas… e também nas Igrejas.

A sensação de falta de agência pode ser bastante perigosa, tanto para nós, como indivíduos, quanto para a sociedade, porque podemos sentir que somos irrelevantes.

As pessoas que sentem falta de agência geralmente simplesmente optam por não participar.

Mas excluir-se da Igreja não é simplesmente "sair". Isso é ver o mundo da perspectiva clerical.

Excluirmo-nos muitas vezes significa desistir da nossa missão e chamamento individual. Significa não mais ver e agir em união com Cristo como parte das nossas vidas.

Reconhecer o problema

Uma das dificuldades raramente notadas sentidas por muitos católicos é a sensação de que não têm agência quando se trata de assuntos relacionados com a Igreja.

Muitas vezes sentem que, se tentarem fazer com que os seus pontos de vista sejam ouvidos, serão simplesmente ignorados. Pode ser mostrar a um bispo que o presbítero designado não é adequado para a situação. E então o bispo responde: tem sorte por ter um!

Pode estar relacionado com questões maiores, mas, novamente, esses católicos têm a sensação de que, não importa o que pensem ou digam, não fará diferença. A sensação de que “não fará diferença” é a experiência de uma perda de agência. E isso leva directamente à indiferença e depois a uma partida gradual não anunciada.

Mas muitos bispos respondem que nunca ouviram tal reclamação. E a razão é simples: aqueles que têm uma sensação de perda de agência já não perdem o fôlego para dizer aos que não querem ouvir que não estão a ser ouvidos.

Curiosamente, acabamos de ter uma demonstração de que este é um problema na Igreja Católica Romana de uma voz não menos do que a do Papa Francisco. Ao dizer às mulheres religiosas para não se calarem na servidão, reconhece que muitas irmãs sentem uma perda aguda de agência e que precisam de fazer com que as suas vozes sejam ouvidas.

No entanto, o problema permanece: podemos tornar as nossas vozes audíveis, mas não podemos fazer com que sejam ouvidas.

Além disso, temos um acumular de problemas que precisam de ser reconhecidos em cada Igreja, mas muitas vozes desistiram.

Podemos falar de evangelização e pregar as boas novas. Mas o que dizer daqueles que as ouviram e ainda assim partiram porque aqueles que devem liderar os evangelizadores não se incomodaram em ouvir?

Agência e pertença

Grupos de católicos de todo o mundo estão a olhar com esperança para a preparação em curso (processo sinodal) para a próxima assembleia do Sínodo dos Bispos, vendo-a como uma oportunidade para fazer ouvir as suas preocupações.

Poderíamos reformular essa esperança assim: estão a olhar para o processo sinodal como um momento em que terão um sentido de agência.

Um dos desafios enfrentados por uma Igreja sinodal será dar aos baptizados um sentido de agência como católicos.

Com um sentido de agência vem um sentimento de pertença – eu sou uma parte real de algo “maior do que eu.”

A agência é a chave para a fé adulta como membro do Corpo de Cristo.

Isto manifesta-se no sentido de que “sou necessário aqui” – não porque alguém me queira recrutar, converter ou fazer-me consumir alguma coisa, mas porque sou ouvido e visto como tendo discernimento.

Exclusão

Muitos na Igreja Católica não parecem preocupar-se que as pessoas não tenham um sentido de agência ou que se possam sentir “membros de segunda classe”.

Mas para aqueles que pensam que um sentido de agência não importa, observe o que provavelmente já sabe: que se deseja excluir alguém, a melhor maneira de o fazer é continuar a ignorá-lo.

Este é um pequeno truque desagradável que muitos que estão envolvidos na gestão de organizações aprenderam e praticaram: é o meio mais simples de lidar com alguém que é visto como “estranho”.

Mas inverta essa lógica. Quem sente que não tem agência, já se sente preterido. Acredita que já está excluído!

Vocação e o sentido de agência

A vocação de cada cristão é actuar como uma luz entre as nações, e isto requer que cada outro cristão aprimore o sentido de agência de cada um como membro do Povo de Deus.

Se um sentido de agência é diminuído – ou se extingue, fazendo com que eles “desistam” – então isso constitui uma falha da Igreja no seu ministério.

Artigo do Pe. Thomas O’Loughlin, publicado no La Croix International a 13 de Abril de 2022.