8 março 2022

Evento “Igreja e Sociedade: As mulheres como construtoras de diálogo” acontece hoje

DACS com Sínodo 2023

Nathalie Becquart, sub-secretária do Sínodo dos Bispos, é uma das oradoras convidadas.

A Caritas Internationalis e a Embaixada do Reino Unido junto da Santa Sé organizam hoje, em Roma, o evento “Igreja e Sociedade: As mulheres como construtoras de diálogo”.

Nathalie Becquart, sub-secretária do Sínodo dos Bispos, apresentará a sua reflexão sobre como a Caritas pode ajudar, no âmbito do processo sinodal, a promover o testemunho e o diálogo sobre o papel e a participação das mulheres na Caritas e nas comunidades.

O seminário/webinar terá lugar durante a tarde de hoje. Decorre presencialmente no Auditório do Instituto Patrístico Agostiniano e online aqui (com tradução simultânea em alguns idiomas).

A reflexão centra-se no empoderamento e no papel das mulheres na tomada de decisões nas comunidades, na sociedade e na Igreja, com a missão de construir sociedades pacíficas, estáveis e resilientes.

Entre os oradores estão o cardeal Tagle, presidente da Caritas Internationalis, o embaixador Chris Trott, o secretário-geral da Caritas Aloysius John, e várias vozes que darão o seu testemunho sobre experiências de participação das mulheres na tomada de decisões como aspexto chave do seu papel como construtoras de diálogo.

Na informação enviada pelos organizadores desta acção, é referida a necessidade da “escuta activa, diálogo e colaboração entre homens e mulheres na Caritas, a Igreja local e outros líderes nos governos, sociedade civil, e comunidades”.

Além deste seminário, a Caritas Internationalis está a promover durante todo o mês de Março vários webinars sobre a o tema da mulher e sobre a importância da sua participação na tomada de decisões.

O texto original consta da Newsletter do Sínodo 2023.