Arquidiocese de Braga

Julia Steinbrecht/KNA via CNS

6 setembro 2022

Notícia

A. Relatório provisório: padres transferidos por diocese alemã continuaram abusos

O relatório listou 195 pessoas como acusadas ​​ou condenadas por abuso sexual. A comissão disse que os números devem aumentar à medida que se aprofundam os arquivos.

5 setembro 2022

Notícia

A. Direito Canónico adapta-se para uma melhor resposta às vítimas de abuso

A participação na formação da resposta institucional às vítimas de abuso, no que diz respeito à resposta jurídica, exige uma atitude de abertura à formação contínua, atenta à evolução legislativa e ao esclarecimento de pontos obscuros ou problemáticos.

ALBERTO PEÑA/EFE/MAXPPP

2 setembro 2022

Notícia

A. No Chile, um estudo especifica as circunstâncias das agressões sexuais por parte do clero

A comissão responsável pelo apoio às vítimas publicou um estudo sobre as circunstâncias das agressões sexuais cometidas por padres. A vulnerabilidade da vítima e o abuso espiritual levam ao abuso sexual no ambiente eclesial.

25 julho 2022

Notícia

A. Primeiro balanço de Cremades sobre abusos em Espanha: “Entre 1.000 e 2.000 casos”

O advogado responsável pela auditoria externa da Igreja revela que existem até 30 acordos extrajudiciais com vítimas com indemnizações até 50.000 euros.

14 julho 2022

A. Igreja nos Estados Unidos registou menos denúncias de abuso sexual em 2021

Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos divulgou o seu Relatório Anual sobre Abusos Sexuais por parte do Clero.

9 junho 2022

Notícia

A. D. Nuno Almeida: “Não podemos tolerar uma conspiração do silêncio”

Bispo Auxiliar em Braga desde 2016, foi em Outubro de 2019 que D. Nuno Almeida passou também a ser coordenador da Comissão de Protecção de Menores e Adultos Vulneráveis da Arquidiocese de Braga. Quase três anos depois, e num momento importante neste tema

11 maio 2022

Notícia

A. Zollner: “Há algo na cultura católica que torna quase impossível dizer «estava errado e renuncio»”

O jesuíta, membro da Pontifícia Comissão para a Protecção dos Menores, elogiou o trabalho da comissão independente da Igreja portuguesa.

VINCENZO PINTO/AFP

22 fevereiro 2022

A. A Igreja em África e a dificuldade de denunciar abusos sexuais

Como os católicos no continente africano estão a enfrentar os abusos sexuais na Igreja três anos depois de um grande encontro que o Papa realizou em Roma.

Agência Ecclesia

9 fevereiro 2022

A. Protecção de Menores: Arquivos Diocesanos poderão ser abertos

CEP manifestou disponibilidade dos bispos católicos para a abertura dos arquivos diocesanos à Comissão Independente que estuda casos de abusos de menores.

29 setembro 2021

A. Formação “Por Comunidades Sãs e Seguras” tem lugar a 23 de Outubro

A inscrição para a formação é gratuita e obrigatória, e deve ser realizada até ao dia 20 de Outubro.