22 fevereiro 2022

A Igreja em África e a dificuldade de denunciar abusos sexuais

Fotografia VINCENZO PINTO/AFP

DACS com La Croix International

Como os católicos no continente africano estão a enfrentar os abusos sexuais na Igreja três anos depois de um grande encontro que o Papa realizou em Roma.

Já se passaram três anos desde que o Papa Francisco convocou os presidentes de todas as Conferências Episcopais do mundo a Roma para uma cimeira sem precedentes sobre o abuso sexual de menores na Igreja Católica.

O objectivo do encontro – que aconteceu de 21 a 24 de Fevereiro de 2019 – foi fazer com que os bispos entendessem a urgência de lidar com uma crise que está a minar a credibilidade da Igreja. Na altura, alguns dos líderes da Igreja africana e os seus clérigos não fizeram muito em relação a isso, com alguns a acreditar que esse flagelo era principalmente uma realidade ocidental.

A própria noção de abuso sexual não parecia ser compreendida por todos.

Um padre em Burkina Faso, por exemplo, descreveu as relações sexuais entre uma menina de 15 anos e um padre, capelão dos escuteiros e guias, como “um caso de amor” que resultou numa gravidez indesejada.

Um seminarista no Togo contou uma situação que presenciou em que “os pais de uma vítima de abuso sexual foram pedir desculpas ao padre supostamente abusivo porque sentiram que a sua filha havia manchado a sua reputação!”.

O que mudou no terreno

Mas, três anos depois, a conversa mudou, assegura a Irmã Solange Sia. Ela é directora do Centro de Protecção de Menores e Pessoas Vulneráveis ​​em Abidjan (Côte d'Ivoir).

“Agora, cada vez menos pessoas ainda pensam que o abuso sexual na Igreja não é um problema em África”, explica.

Mas o que realmente mudou no terreno?

Muitas Conferências Episcopais nacionais no continente africano já tinham protocolos para a protecção de menores antes da cimeira sobre o abuso sexual em Roma, outros adoptaram-nos ou fortaleceram-nos após a reunião.

Tal foi o caso em Maio de 2019, por exemplo, para a Associação dos Membros de Conferências Episcopais na África Oriental (Malawi, Quénia, Sudão, Sudão do Sul, Zâmbia, Tanzânia, Etiópia, Eritreia e Uganda).

Foi também a situação em 2020 para a Associação das Conferências Episcopais da África Central (ACEAC), que reúne a República Democrática do Congo (RDC), Burundi e Ruanda.

Gabinetes diocesanos para denunciar abusos

Noutro desenvolvimento notável, desde o segundo semestre de 2019, a grande maioria das dioceses africanas trabalhou para sensibilizar padres e agentes pastorais sobre a questão dos abusos sexuais.

Cerca de 70% das 47 dioceses da RDC e mais de 50% das dioceses da Costa do Marfim organizaram sessões de consciencialização e prevenção de abusos para clérigos e agentes pastorais.

Estas sessões de sensibilização estão a contribuir progressivamente para uma mudança de mentalidade. Para além dos protocolos, a grande maioria das dioceses africanas abriu gabinetes de denúncia de abusos sexuais, conforme exigido pelo “motu proprio” Vos estis lux mundi, que foi publicado pelo Papa Francisco três meses após o encontro de 2019.

Na RDC, por exemplo, todas as dioceses têm essas estruturas. Mas esses gabinetes são muito raramente usados. Pelo menos, é o que observa o padre Hubert Kedowide, director diocesano de comunicação em Cotonou.

“As pessoas mantiveram os seus velhos hábitos, que são entrar em contacto com um dos vigários gerais ou com o próprio arcebispo para denunciar casos de abuso”, explica.

A situação é a mesma na RDC.

“Noventa e oito por cento das denúncias de abuso sexual clerical de menores ainda chegam aos bispos por outros canais que não o gabinete diocesano de denúncia”, reconhece o padre Georges Kalenga, um dos vice-secretários gerais da Conferência Episcopal Nacional do Congo (CENCO).

Uma cultura de silêncio e outros constrangimentos

Como explicar esta falta de entusiasmo pelos gabinetes de denúncia?

Assim que foi publicado o “motu proprio” sobre a protecção dos menores, o jesuíta e psicoterapeuta camaronês Jean Messingué salientou que, devido a constrangimentos sócio-culturais, poderiam ser criados gabinetes de denúncia sem levarem à denúncia de abusos.

A irmã de Andrew, Josée Ngalula, teóloga congolesa que presta assistência pastoral às vítimas de abuso, diz que há uma série de obstáculos que alimentam a cultura do silêncio.

“Denunciar e acusar implica contar o que aconteceu, e isso bloqueia a maioria das vítimas”, explicou ela em entrevista ao La Croix Africa em Novembro de 2021.

"Em África, somos ensinados a dar prioridade à honra da comunidade, do grupo; as vítimas têm medo de que, ao manifestar-se, manchem a honra do Igreja”, acrescentou.

Finalmente, muitas vezes acredita-se que “um líder tem sempre razão”, mas o factor cultural não é a única explicação.

A comunicação sobre estas questões e sobre a abertura de gabinetes de denúncia de abuso sexual em todo o continente africano continua limitada.

Apesar de todos estes fatores, a Irmã Sia está convencida que “a consciencialização está a crescer gradualmente”.

Artigo de Lucie Sarr, publicado no La Croix International a 21 de Fevereiro de 2022.