Arquidiocese de Braga -

22 setembro 2022

Ortega expulsa outra congregação religiosa da Nicarágua

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

As Religiosas da Cruz do Sagrado Coração de Jesus são a segunda ordem a deixar o país por ordem do governo.

\n

Novo ataque da ditadura de Daniel Ortega à Igreja da Nicarágua. Nesta ocasião, a administração do país ordenou a expulsão de uma nova congregação religiosa, as Religiosas da Cruz do Sagrado Coração de Jesus, depois de fazer o mesmo com as Filhas da Caridade.

As freiras, conforme relatado no site Artigo 66, estavam encarregadas de assistir ao Santíssimo e rezar na catedral de Matagalpa.

Agora, tiveram que ir para o México, onde já foram acolhidas pela comunidade da sua congregação nopaís. Por sua vez, o governo da Nicarágua não deu nenhuma explicação sobre o motivo pelo qual expulsou as Irmãs.

 

Assédio à Igreja

A última medida do regime de Ortega foi proibir as procissões na capital. Também o bispo Rolando Álvarez está em prisão domiciliar há um mês, juntamente com outros cinco padres.

Os párocos, especialmente os da capital, também acusam o governo de cercar as suas igrejas com controlo policial e ameaças telefónicas.

A tudo isto soma-se, ainda, a expulsão do núncio Waldemar Stanislaw Sommertag a 12 de Março, a saída das missionárias de Madre Teresa de Calcutá e outros religiosos ou sacerdotes – que pediram refúgio em países vizinhos – e o encerramento de meios de comunicação.

Artigo de Vida Nueva Digital, publicado a 21 de Setembro de 2022.