Arquidiocese de Braga -
1 setembro 2022
Canadá: crimes de ódio contra católicos aumentaram 260% num ano
DACS com Vida Nueva Digital
A Liga Católica de Direitos Civis divulgou a comparação entre os ataques contra a Igreja Católica perpetrados em 2020 e 2021.
Com base nos números sobre crimes do gabinete nacional de estatísticas do Canadá, “Canada Statistics”, publicado em 2 de Agosto, entre os crimes mencionados estão os ataques a igrejas católicas naquele país em 2021, incluindo o incendiar deliberado de templos.
No mesmo período comparativo, os crimes contra muçulmanos aumentaram 71%, os crimes contra judeus cresceram 47% e os crimes contra “outras religiões” aumentaram 60%.
Aumento de ataques a igrejas desde 2021
A Liga Católica de Direitos Civis observou: “Os nossos políticos devem manifestar-se contra esta tendência alarmante e as autoridades policiais devem investigar vigorosamente todos os incidentes de crimes de ódio contra católicos e acusar os responsáveis”.
A Liga Católica de Direitos Civis foi fundada em 1985; é uma organização leiga independente e o seu capelão é o arcebispo emérito de Vancouver, Adam Exner.
Desde Novembro de 2021, a organização notou o “aumento” de ataques a igrejas após relatos, a partir de Maio de 2021, de possíveis sepulturas não marcadas na propriedades de antigas escolas residenciais para indígenas canadianos, que estavam a cargo de entidades católicas e protestantes sob a supervisão do governo federal.
No mês passado, durante a sua visita ao Canadá, o Papa Francisco pediu desculpas pelos abusos cometidos por algumas congregações religiosas em escolas residenciais.
Líderes católicos de outros países expressaram preocupação com o aumento dos crimes contra igrejas no Canadá.
Artigo de Miroslava López, publicado em Vida Nueva Digital a 19 de Agosto de 2022.
Partilhar