9 junho 2022

Teólogos latino-americanos realizarão curso online para milhares neste Verão

Fotografia Paul Haring/CNS

DACS com Crux

“O primeiro curso será realizado em Julho de 2022”, disse Rafael Luciani, teólogo venezuelano, que está a ajudar a organizar o seminário.

Teólogos da América Latina estão a unir-se para organizarem um curso online “intercontinental e intercultural” para até 100.000 alunos sobre a sinodalidade, para incentivar a participação na grande consulta do Papa Francisco para mudar a maneira como a Igreja toma decisões.

“Durante um período de três semanas, serão oferecidos diferentes tópicos sobre discernimento comum e tomada de decisões na igreja. Convidamos todos a inscreverem-se e envolverem-se no desafio de imaginar e construir a Igreja do terceiro milénio”, disse.

Luciani é membro da Comissão Teológica da Secretaria Geral do Sínodo. O Papa Francisco abriu o Sínodo sobre a sinodalidade no ano passado que irá culminar em Outubro de 2023, quando centenas de bispos se reunirem por três semanas em Roma para discutir o assunto.

Luciani disse ao Crux que o Sínodo sobre a sinodalidade “representa uma nova etapa na vida eclesial que convida a gerar processos de conversão e reforma para construir uma igreja sinodal neste terceiro milénio”.

As palestras do curso online deste Verão discutirão discernimento, modelos de tomada de decisão na Igreja e outras áreas de liderança da Igreja.

“Queríamos que isto fosse parte da contribuição da Igreja na América Latina para as outras Igrejas continentais, a fim de construir pontes e partilhar conhecimentos e experiências”, disse Luciani. “Não queremos ensinar ou propor-nos como modelo eclesial, mas integrar-nos noutras formas de ser Igreja e aprender com essas experiências que muitas vezes pouco conhecemos”.

A troca recíproca é fundamental, afirmou, para que as pessoas possam explicar e aprender ao mesmo tempo, crescendo através da troca de experiências.

Segundo o teólogo venezuelano, desde o discurso de Francisco em 2016, no 50º aniversário da comemoração da Instituição do Sínodo dos Bispos, o tema da sinodalidade tem sido central para entender qual será o desafio ao imaginar e construir um novo modelo institucional para a Igreja do terceiro milénio.

“No entanto, há muitas pessoas que dizem que não entendem o que é sinodalidade e o que é que vai mudar na Igreja”, disse Luciani. “Por ser algo novo na experiência eclesial do terceiro milénio, o curso procura oferecer elementos teológicos e experiências pastorais que colaborem com a compreensão da sinodalidade à luz da tradição da Igreja, da Sagrada Escritura e do actual aprofundamento do Concílio Vaticano II. Em particular, levando em conta a centralidade da eclesiologia do Povo de Deus no Concílio”.

Afirmou ainda que o curso não se limita ao conteúdo teórico, mas também irá oferecer experiências e contribuições concretas que já existem em muitas culturas em todos os continentes.

Artigo de Inés San Martín, publicado no Crux a 8 de Junho de 2022.