29 outubro 2021

Fase de escuta do Sínodo prorrogada até 15 de Agosto de 2022

Fotografia Synod.va

DACS

Primeira fase do processo sinodal terminava em Abril de 2022.

A Secretaria-Geral do Sínodo emitiu hoje um comunicado que prorroga a primeira fase do processo sinodal – escuta do Povo de Deus – até 15 de Agosto de 2022.

"As numerosas comunicações recebidas nestas primeiras semanas de caminho sinodal das Conferências Episcopais, dioceses e eparquias são verdadeiramente uma confirmação encorajadora de quantos na Igreja se estão a empenhar em celebrar a primeira fase do processo sinodal – que tem como tema Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão – constituída pela consulta ao povo de Deus. Por tudo isto estamos verdadeiramente agradecidos", começa por dizer o documento.

A Secretaria ouviu "repetidas vezes e de muitas partes" do mundo o pedido para prolongar o prazo e tomou uma decisão para "proporcionar uma oportunidade maior ao povo de Deus de fazer uma autêntica experiência de escuta e diálogo".

"Conscientes de que uma Igreja sinodal é uma Igreja que escuta, considerando que esta primeira fase é essencial para este caminho sinodal e avaliando estes pedidos, procurando sempre o bem da Igreja, o Conselho Ordinário do Sínodo dos Bispos decidiu prorrogar até 15 de Agosto de 2022 o prazo para a apresentação das sínteses das consultas das Conferências Episcopais, das Igrejas Orientais Católicas sui iuris e de outros Organismos eclesiais", conclui o documento.