Arquidiocese de Braga

Pietro Angelo Muroni

14 julho 2022

Notícia

A. Pietro Angelo Muroni: “A liturgia revela o mistério e abre-nos à presença de Cristo”

O professor Pietro Angelo Muroni, decano de teologia da Pontifícia Universidade Urbaniana, desvenda nesta entrevista à "Omnes" os pontos-chave da “Desiderio desideravi”, o documento sobre a formação litúrgica de todos os fiéis.

DR

29 abril 2022

Notícia

A. Uma oportunidade única para mais comunhão

Alturas pós-pandemia e números reduzidos de participação nas missas podem ter apresentado uma oportunidade única para um renovado senso de comunhão na Eucaristia.

DR

8 março 2022

Notícia

A. Cristina Inogés: “As mulheres têm voz, não temos de esperar que nos concedam autorização para falar”

A teóloga participou na XXXIV Conferência de Teologia do Instituto Teológico de Múrcia.

7 janeiro 2022

Notícia

A. Virtudes sinodais de confiança mútua

A menos que os ministros ordenados e o Povo de Deus confiem sinceramente uns nos outros, nunca existirá uma Igreja sinodal.

Synod.va

29 outubro 2021

A. Fase de escuta do Sínodo prorrogada até 15 de Agosto de 2022

Primeira fase do processo sinodal terminava em Abril de 2022.

25 outubro 2021

A. O Sínodo e a participação

Artigo de D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga.

14 outubro 2021

A. Cardeal Nichols: Processo sinodal está focado na escuta

Presidente da Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales destaca a importância da escuta no processo sinodal que conduz à XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo sobre a sinodalidade.

John McElroy

14 outubro 2021

A. Dêem às mulheres liderança real na Igreja, diz Bispo irlandês

É preciso encontrar maneiras de dar às mulheres “papéis de liderança muito reais” e “uma palavra muito real” na vida da Igreja Católica, de acordo com o bispo Paul Dempsey, de Achonry.

Vatican Media

12 outubro 2021

Notícia

A. Monsenhor Piero Coda: "O Sínodo não é cosmética eclesial, é o acontecimento mais importante depois do Concílio Vaticano II"

De acordo com o Monsenhor Piero Coda, membro da Comissão Teológica do Sínodo, as palavras do Santo Padre insistem na sinodalidade e participação: “Não é uma escolha de democratização, mas uma questão de identidade profunda”, disse, em entrevista ao Vatica

10 setembro 2021

A. Sínodo 2023: aprender a escutar e a ser paciente

Conferência promovida pelo "The Tablet" teve como convidados a professora de Direito Canónico e consultora do Sínodo, Myriam Wijlens, e o Arcebispo de Liverpool, D. Malcolm Mahon.