Arquidiocese de Braga -

3 setembro 2021

Argentina lança portal para denunciar conteúdo de abuso sexual infantil

Fotografia DR

DACS com El País

“Grooming: foi lançado o primeiro portal para denunciar imagens com conteúdo de abuso sexual infantil”, anunciou o Ministério Público da cidade de Buenos Aires.

\n

O Ministério Público da cidade de Buenos Aires lançou em Junho o primeiro portal do país destinado a denunciar imagens e vídeos relacionados com a pedofilia na Internet.

“Grooming: foi lançado o primeiro portal para denunciar imagens com conteúdo de abuso sexual infantil”, anunciou a entidade na sua página.

A iniciativa, que já pode ser consultada na página do Ministério Público, foi trabalhada em conjunto com a Internet Watch Foundation (IWF) e o Centro Internacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas (ICMEC).

A página redirecciona o utilizador para o portal IWF Argentina, onde é exibido um formulário que permite a denúncia de forma anónima.

O portal permite anexar o link à imagem em questão para que seja possível perceber a sua origem, de forma a iniciar uma investigação no país correspondente.

Imagens, conversas de texto ou programas de envio de documentos podem ser denunciados se houver suspeita de que uma criança está a ser vítima de abuso ou de exploração sexual.

Uma pesquisa da ONG “Grooming Argentina” realizada em 2020, após entrevistar mais de 4.000 menores, revelou que mais de metade das crianças inquiridas foram adicionadas por estranhos a um grupo de WhatsApp sem o seu consentimento.

No Senado deu entrada um projecto de reforma da lei que tenta prevenir o cyberbullying e que é promovido pela presidente provisória da Câmara, Claudia Zamora.

Artigo de Sputnik, publicado no El País a 23 de Junho de 2021.