Arquidiocese de Braga -

8 novembro 2018

Viana acolhe XXIII Semana de Estudos Teológicos

Fotografia

dacs

Tema "Como o vinho do Porto… – A arte de envelhecer em diálogo com as novas gerações" promete sugerir perspectivas e sugestões de futuro.

\n

De 19 a 22 de Novembro, Viana do Castelo organiza a XXIII Semana de Estudos Teológicos com o tema "Como o vinho do Porto… – A arte de envelhecer em diálogo com as novas gerações".

De acordo com a organização, o painel de conferencistas convidados irá traçar perspectivas e sugestões de futuro. Isabel Jonet, Presidente do Banco Alimentar contra a fome, profere uma conferência com o tema “Idade rima com Solidariedade”. Cláudia Moura, formadora de ciências sociais, irá falar sobre “Envelhecer com sucesso”. O teólogo Frei Bento Domingues irá sugerir “Uma ponte entre a fé e sabedoria dos idosos e as novas gerações”. O psicogerontólogo Ricardo Pocinho irá falar à assembleia sobre como “Envelhecer desde pequenino”.

As sessões decorrem nos dias 19 e 20 no Auditório do Instituto Católico, na Rua da Bandeira, e nos dias 21 e 22 na Escola Superior de Saúde, na Rua D. Moisés Alves de Pinho, em Viana do Castelo, às 21h00.

A inscrição, com o custo de 10€, pode ser feita no próprio dia, mas a organização sugere a inscrição presencial num dos locais referidos ou através do email [email protected]  devido ao número limitado de lugares no auditório.

"Vivemos mais… mas vivemos melhor? O que podemos fazer para que tal aconteça? O património humano e social dos idosos é enorme, mas há interesse e condições para partilhá-lo e recebê-lo? As formas de religiosidade dos idosos são eloquentes para os jovens? As novas gerações ultrapassarão a média etária dos 90 anos… Não é conveniente preparar-se desde cedo…?", são algumas das questões a que a Semana de Estudos Teológicos irá procurar responder.