Arquidiocese de Braga

Etiqueta Igualdade

25 julho 2022

A. A reforma da Igreja é sistémica e não pessoal

As discussões no Conselho Plenário da Igreja Católica Australiana mostraram profundas divisões entre os reformadores e aqueles que se encontram apegados ao “status quo”.

21 dezembro 2021

Notícia

A. Nova iniciativa espera tornar a Basílica de São Pedro de Roma num centro de amizade e diálogo

Fundação “Fratelli tutti” pretende oferecer uma experiência espiritual mais rica aos turistas que visitam o Vaticano através de iniciativas também destinadas a promover a fraternidade entre os povos.

16 dezembro 2021

A. Irmãs Vedruna pontuaram o machismo na Igreja: 7,96

Três em cada quatro religiosas acreditam que a cultura institucional machista “distorce a mensagem evangélica”.

Sébastien Thibault/The Guardian

8 novembro 2021

Notícia

A. O alto custo de viver num mundo com deficiência

Apesar de todos os avanços que foram feitos nas últimas décadas, as pessoas com deficiência ainda não podem participar na sociedade “em igualdade de condições” com as outras – e a pandemia fez com que muitas protecções fossem cruelmente corroídas.

13 setembro 2021

Notícia

A. Togo: Programa do Conselho Mundial de Igrejas capacita crianças contra a violência

Um programa educacional destinado a crianças contra todas as formas de violência de género foi lançado graças ao Conselho Mundial de Igrejas (CMI).

Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Londres)

21 julho 2021

Notícia

A. Racismo na Igreja: Não é suficiente dizer “não sou racista”

Em Londres, paroquianos de Nossa Senhora de Fátima iniciaram uma série de conversações sobre o racismo. Testemunhos "ilustram a realidade quotidiana do racismo dentro de uma paróquia católica comum no interior de Londres".

Khaled Abdullah/Reuters via CNS

26 maio 2021

Notícia

A. "Luta contra a fome é humana e divina", insistem webinars do Vaticano

Como parte da "Semana Laudato Si'", que foi celebrada de 16 a 24 de Maio, mas também com a esperança de influenciar a próxima Pré-Cimeira dos Sistemas Alimentares da ONU em Roma, em Julho, o Vaticano apresentou uma série de webinars sobre comida para todo

ONU

5 abril 2021

A. ONU: A COVID-19 tornou o mundo pior para as mulheres

Pandemia está a aprofundar desigualdades pré-existentes que perpetuam formas múltiplas e cruzadas de discriminação, bem como racismo, estigmatização e xenofobia.

19 outubro 2020

A. Começa amanhã a Semana Municipal para a Igualdade

Espaço Igual – Centro de Informação e Acompanhamento a Vítimas de Violência Doméstica (CIAVVD) da Cáritas de Braga encontra-se a desenvolver a campanha de sensibilização "A diferença de crescer em igualdade".