26 maio 2021

"Luta contra a fome é humana e divina", insistem webinars do Vaticano

Fotografia Khaled Abdullah/Reuters via CNS

DACS com Crux

Como parte da "Semana Laudato Si'", que foi celebrada de 16 a 24 de Maio, mas também com a esperança de influenciar a próxima Pré-Cimeira dos Sistemas Alimentares da ONU em Roma, em Julho, o Vaticano apresentou uma série de webinars sobre comida para todo

Dado que, de acordo com o Programa Mundial de Alimentos da ONU, cerca de 957 milhões de pessoas em 93 países não têm o que comer, o padre Augusto Zampini, do gabinete do Vaticano que organizou os webinars, está convencido de que consciencializar sobre o problema, tentando mobilizar todos aqueles que puderem ajudar, faz parte da missão da Igreja.

“Alguns podem perguntar: «Porque estão a trabalhar nisso?» e é tanto por causa da crise como pela oportunidade que surge com a crise”, disse afirmou ao Crux por telefone.

“É também uma questão de espiritualidade: se pensarmos bem, o centro da nossa fé, a Eucaristia, foi instituída numa ceia. Cada religião tem um rito ou algo que inclui comida ou uma refeição, mais ainda para os cristãos, que acreditam que Cristo é o pão da vida”, explicou.

“Por causa da crise, por causa da oportunidade da crise e porque está intrinsecamente ligada à nossa fé. É por isso que investimos tanto nesta questão, mais ainda do que nos anos anteriores”, disse o pe. Zampini, secretário adjunto do Dicastério do Vaticano para o Desenvolvimento Humano Integral e membro da comissão COVID-19.

Os três webinars – 17, 26 e 31 de Maio – subordinados ao tema “Comida para a vida, justiça alimentar, comida para todos”, são inspirados na carta encíclica Laudato si’ e os organizadores esperam que mostre como uma ecologia integral – considerando as interconexões, entre outras coisas, entre sistemas sociais e ecossistemas – pode inspirar uma regeneração de sistemas alimentares no futuro pós-Covid.

“A pandemia de Covid-19 exacerbou todos os nossos problemas sociais, incluindo a desigualdade e a insegurança alimentar", disse o pe. Zampini, observando que as estimativas indicam que mais pessoas morrerão devido a problemas causados ​​por alimentos este ano do que devido a Covid, malária, dengue e outras doenças.

“A cadeia alimentar foi interrompida”, afirmou. Isto significa que milhões em todo o mundo são afectados e uma “imensa onda de fome” é esperada. Isto é particularmente problemático porque a fome tem um impacto duradouro nas sociedades, especialmente quando se trata do desenvolvimento de crianças dos 0 aos 5 anos.

“Quando a fome atinge, não há como voltar atrás. Temos que evitar a fome”, apelou.

Embora as Nações Unidas organizem uma cimeira mundial todos os anos – a próxima está marcada para Nova Iorque em Setembro, após a pré-cimeira em Roma – este ano a interrupção de acesso aos alimentos é de tal ordem que mesmo os países “que estão em guerra uns com os outros por diferentes razões concordaram em formar uma coligação de alimentos, incluindo os Estados Unidos, Rússia e China”, explicou o sacerdote.

O pe. Zampini está esperançoso no que diz respeito a prevenir um “desastre” e também na oportunidade que a crise apresenta para “reimaginar o sistema agrícola existente, que é injusto, desigual e ambientalmente insustentável”.

De acordo com um comunicado divulgado esta semana, a esperança é que as três conversas, que privilegiarão as vozes de mulheres, comunidades indígenas, pessoas que vivem em situações de crise e pequenos agricultores,“destaquem como a Igreja e outros actores podem contribuir para a transformação dos sistemas alimentares tendo em vista o cuidado da casa comum, a erradicação da fome, o respeito pela dignidade humana e o serviço do bem comum, para que ninguém fique para trás”.

Adaptado a partir do artigo de Inés San Martín no Crux, a 15 de Maio de 2021.