Arquidiocese de Braga -
16 janeiro 2025
Arciprestado de Fafe peregrina à Catedral de Braga
Equipa de Comunicação Arciprestal
O arciprestado de Fafe peregrina à Catedral de Braga na tarde do domingo, 19 de janeiro. Fafe é o primeiro arciprestado a peregrinar à Sé, no contexto do Jubileu 2025, aberto a 24 de dezembro, pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A previsão é que cerca de 700 pessoas de todo o arciprestado realizem a Peregrinação Jubilar.
Os fiéis das 37 paróquias de Fafe deslocam-se até à Catedral essencialmente em autocarros (dez no total), mas também em veículos das paróquias e centros sociais ou particulares. Algumas dezenas fazem a viagem em moto como é o caso do grupo de motards “Asfalto Friends” que se associa a esta peregrinação.A partir das 13h, e depois das celebrações eucarísticas das paróquias, os dez autocarros começam a recolher os peregrinos em diversos pontoss sendo o pavilhão Multiusos em Fafe o local de maior concentração.
Todas as paróquias de Fafe, com seus grupos e movimentos estão a organizar-se para viver este momento que irá incluir além da peregrinação, uma celebração mariana, com o canto do Akathistos, um antiquíssimo hino mariano em louvor da Mãe de Deus. A opção por este hino foi assumida na palestra mensal, depois de lidas as indicações publicadas pela Santa Sé referentes às normas sobre a concessão da Indulgência Jubilar.
À chegada a Braga, na Sé Primaz, prevista para as 15h30, D. José Cordeiro preside a uma celebração mariana com o Hino do Akathistos. Os presbíteros de diáconos do arciprestado acompanham os fiéis das suas comunidades. O Grupo Coral de Santa Eulália e do Sagrado Coração de Jesus, dirigido pela maestrina Verónica Costa, asseguram o canto desta celebração.
Na carta pastoral de D. José Cordeiro, “Juntos, peregrinos de esperança, no caminho de Páscoa”, figuram as principais condições para que os fiéis neste dia e ao longo do ano jubilar possam fruir a indulgência plenária: confessar-se sacramentalmente, receber a Eucaristia, rezar segundo as intenções do Papa.
Em Fafe, para se preparar convenientemente esta peregrinação jubilar, o arciprestado promoveu uma conversa online, na noite de 9 de janeiro, para dar conhecer a história e os elementos essenciais do jubileu e a sua pertinência para a Igreja hoje, que teve uma grande adesão de participantes e da qual resultou um vídeo que já conta com mais de 13, 500 visualizações no Facebook. Também teve lugar a celebração da Reconciliação no dia 15 de janeiro onde várias dezenas de fiéis participaram.
Partilhar