Arquidiocese de Braga -
12 dezembro 2024
Arciprestado de Fafe peregrina à Catedral de Braga
A 19 de janeiro, no contexto do Jubileu 2025
O arciprestado de Fafe peregrina à Catedral de Braga na tarde do domingo, 19 de janeiro. Fafe é o primeiro arciprestado a peregrinar à Sé, no contexto do Jubileu 2025, que o Papa Francisco irá solenemente inaugurar a 24 de dezembro, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Todas as paróquias de Fafe, com seus grupos e movimentos estão a organizar-se para viver este momento que irá incluir além da peregrinação, uma celebração mariana, com o canto do Akathistos, um antiquíssimo hino mariano em louvor da Mãe de Deus. A opção por este hino foi assumida na palestra mensal, depois de lidas as indicações publicadas pela Santa Sé referentes às normas sobre a concessão da Indulgência Jubilar. Além do mais, sendo janeiro o primeiro mês do ano, que inicia com a solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, entendeu-se ser um modo muito ajustado de realizar esta celebração no contexto da peregrinação jubilar.
Na carta pastoral de D. José Cordeiro, “Juntos, peregrinos de esperança, no caminho de Páscoa”, figuram as principais condições para que os fiéis neste dia e ao longo do ano jubilar possam fruir a indulgência plenária: confessar-se sacramentalmente, receber a Eucaristia, rezar segundo as intenções do Papa.
Em Fafe, para se preparar convenientemente esta peregrinação jubilar, o arciprestado promove uma conversa online, na noite de 9 de janeiro, para dar conhecer a história e os elementos essenciais do jubileu e a sua pertinência para a Igreja hoje. Esta conversa online será transmitida no canal da Fafe TV.
Além disso, na quarta-feira, dia 15, entre as 9h30 e as 10h30, na Igreja Nova de São José, em Fafe, todos os párocos do arciprestado estarão disponíveis para atender os fiéis na celebração do sacramento da Reconciliação.
Para facilitar esta peregrinação o arciprestado possibilita a viagem de ida e volta em autocarro. Para tudo se organizar convenientemente é possível fazer a inscrição junto dos párocos até ao dia 29 de dezembro, custando a viagem 5€. Quem se queira associar à peregrinação e não queira ir em autocarro poderá ir igualmente em meio de transporte próprio.
A equipa de comunicação arciprestal
Partilhar