28 junho 2023

Colóquio “Património Mundial e a Paz” marca celebrações no Bom Jesus

DACS com Bom Jesus

O programa começa no dia 5 de julho, com a Eucaristia do 8º aniversário de elevação a Basílica, às 17h.

Entre os dias 5 e 8 de julho a Confraria do Bom Jesus do Monte celebra o 4º aniversário da inscrição da Lista do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o 8º aniversário da elevação à Basílica Menor.

No dia 7, as celebrações por ocasião do 4.º aniversário da inscrição na lista de Património Mundial da UNESCO começam com os sinos do Bom Jesus a tocar em tom festivo, às 12h. O colóquio “Património Mundial e a Paz”, organizado em parceria com a Rede do Património Mundial de Portugal e a Comissão Nacional da UNESCO, tem início às 14h30, no Hotel do Parque.

“As celebrações destas duas relevantes efemérides, uma de cariz religioso e outra mais secular, estão focadas na paz mundial, um dos grandes pilares da Igreja e da Unesco”, explicam os organizadores.

A abertura do Colóquio no dia 7 será feita pelo presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte, Cónego Mário Martins. Há ainda a intervenção do Embaixador José Filipe Moraes Cabral, presidente da Comissão Nacional da UNESCO.

Às 15h terá início o primeiro painel do colóquio, centrado na relação do Património Mundial com a paz. Os trabalhos do painel abrem com Maria Conceição Lopes, da Universidade de Coimbra, que vai centrar-se na temática “Património Mundial e tempos de crise/conflito: como salvaguardá-lo”.

Ana Paula Madureira, vice-presidente do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) falará sobre a visão da ICOMOS sobre o Património Mundial e a Paz.

Miguel Bandeira apresentará a ligação do Bom Jesus de Braga ao amor e à paz no mundo. Em seguida acontece a apresentação da segunda edição do livro “Bom Jesus do Monte”, de autoria de José Carlos Peixoto.

Às 17h30 decorrem as assinaturas de protocolos entre a Confraria do Bom Jesus do Monte e a Universidade do Minho e da Universidade Católica Portuguesa, que se farão representar pelo Reitor Rui Vieira de Castro e pelo Pró-Reitor da UCP, João Duque, respetivamente.

O Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, preside à sessão de encerramento prevista para as 18h e que abre com uma mensagem de António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

Segundo a Confraria, “seguem-se as intervenções do Cónego Mário Martins, presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte; de José Filipe Moraes Cabral, presidente da Comissão Nacional da UNESCO; e de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga. D. José Cordeiro, encerra as comunicações do Colóquio, que reserva para as 21h30 um concerto com o grupo coral Cupertinos, que será realizado na Basílica do Bom Jesus”.

O Coro Académico da Universidade do Minho encerra as celebrações com um concerto no dia 8, às 21h30.

A entrada para a conferência é livre, mas a inscrição é obrigatória, através do e-mail [email protected].