8 junho 2023

Dia da Criança

Fotografia Guiomar Silva

Igreja Viva

Guiomar Silva, grupo de Infância e Adolescência Missionária “Traquinas Missionários”, Paróquia de Balasar, Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim

O Dia das crianças é uma data comemorativa para as crianças. O objetivo deste dia é chamar atenção para os problemas que as crianças enfrentam.

Este dia foi criado também para reconhecermos que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem… têm direito a afeto, amor, compreensão,educação, proteção e principalmente direito a crescer num clima de paz e fraternidade.

Os meus dias das crianças sempre foram muito animados, ainda me lembro quando a minha mãe fazia pequenas surpresas que quando eu chegava da escola, que faziam o meu dia,pequenos gestos que sempre me punham muito feliz, e até quando antes de comermos,especialmente naquele dia, rezamos por todas as crianças do mundo!

Ficava sempre muito triste quando pensava que aquelas crianças poderiam estar a passar o seu dia sozinhos e até mesmo a passar necessidades, e ao repensar sobre isso só conseguia agradecer por ter tudo o que mais precisava. Não eram os presentes, mas sim o facto de ter comida na mesa, um lugar onde morar e o principal de tudo: receber muito amor e carinho. Nem todas as crianças têm esse privilégio e agradeço muito por isso.

O dia da criança é muito mais que um simples dia para nos agradar, é também um dia para refletirmos sobre o quão difícil deve ser estar na situação daquelas crianças necessitadas, mas que nós, com um simples gesto, podemos mudar-lhes o seu dia por completo, como por exemplo doar uma peça de roupa que já não usamos ou não serve, um bocado de comida e até quem sabe um brinquedo que já não utilizamos, pequenas coisas que para nós pode não ter significado algum mas que para aquelas crianças, ia pô-las extremamente contentes.

Concluindo, devemos ter em atenção o que realmente é o dia da criança e ter a noção que este dia não é só para as crianças que “podem” é para todas as crianças do mundo independentemente de quem estes sejam e da sua riqueza todas as crianças merecem um dia seu um dia que recebam amor e carinho extra.

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 08 de junho de 2023.

Download de Ficheiros

IV_2023_06_08-net.pdf