27 março 2023

Peregrinação ao Bom Jesus do Monte foi apelo à conversão e à fé na ressurreição

Fotografia Francisco de Assis

DM - Francisco de Assis

Uma multidão acompanhou D. José Cordeiro, a Confraria do Bom Jesus e a Irmandade de Santa Cruz.

Com um tempo primaveril a ajudar, muitos cristãos peregrinaram ontem desde a Igreja de Santa Cruz até ao Bom Jesus. Uma caminhada que culminou com Eucaristia, presidida pelo Arcebispo de Braga, que considerou a peregrinação como uma metáfora da vida e deixou apelos à conversão e à fé na Ressurreição.

A caminhada fez-se com a recitação do terço, cânticos e orações específicas sobre situações concretas do dia a dia das pessoas e as suas dificuldades.

A peregrinação teve como mote “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, numa alusão ao tema da Jornada Mundial da Juventude.

Na homilia, D. José Cordeiro, aproveitando-se do diálogo no Evangelho, entre Maria, Marta e Jesus, sobre a morte de Lázaro, que no fundo é um diálogo sobre a fé, lembrou que esta é a questão central do cristianismo. Jesus perguntou a Maria: acreditas nisto? ou seja, acreditas na Ressurreição? Depois de concordar que "a morte é o último ato de confiança que se pode ter em Deus", uma vez que significa a crença na Ressurreição, D. José fez a mesma pergunta aos presentes, sustentando que uma boa parte dos católicos não acredita convictamente nesse pressuposto, que é a base da fé cristã.

Sobre a peregrinação,  o prelado enfatizou que Bom Jesus foi criado para ser local de oração. E, apesar de ser muito concorrido pela sua beleza, interesse histórico e patrimonial, por bracarenses e turistas de vários pontos do planeta, continua a ser sobretudo um local de evangelização.

Aliás, a própria peregrinação penitencial é também um apelo à conversão, neste tempo propício que é a Quaresma.

Aplausos e vivas à imagem do Bom Jesus que voltou a sair da basílica

Um dos momentos de grande simbolismo aconteceu quando a imagem do Bom Jesus do Monte saiu da basílica, foi aplaudida pela multidão.

Além dos aplausos, o cortejo da basílica até ao altar no exterior foi acompanhado por vivas e pedidos de bênçãos à cidade e à Arquidiocese de Braga.

No cortejo foram os membros da Confraria do Bom Jesus e da Irmandade de Santa Cruz.