8 dezembro 2022

Fotografia Pe. Manuel Meneses svd

CMAB

Pe. Manuel Meneses, svd

A palavra ‘missão’ congrega vários significados, como, encargo, dever, responsabilidade, função, missão a cumprir. Convém, pois, diferenciar, mas não por oposição, a missão de Jesus da missão religiosa da igreja, da ‘Ad Gentes’ e de compromissos sociais ou outros. Por onde caminha a ‘Missão’ confiada por Jesus à Igreja? A bíblia ajuda.

No Dia da Ressurreição - O Evangelho de João (20,19-23), prende-nos às palavras de Jesus, na tarde do primeiro dia da semana, quando se apresentou vivo os discípulos, fechados em casa por medo das autoridades judaicas.

Jesus põe-se no meio deles e envia-os em Missão, vinculando-os à sua Missão; e sujeita-os ela, pelo Espírito Santo que lhes é dado. A expressão ‘como o Pai me enviou’, caracteriza a fonte donde brota e circula sem fim essa Missão.

‘Como o Pai me enviou, assim Eu vos mando ir’ ... ‘Soprou sobre eles e disse-lhes: ‘Recebam o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoarem os pecados, são perdoados; e àqueles a quem não perdoarem, não lhes são perdoados’.

O Profeta de Nazaré - Lucas (4,16-21), por sua vez, retrata Jesus como missionário e Profeta. Ele é o Profeta ungido (cf. Is 61,1-2a) para anunciar a Boa Nova, o desfavor e a salvação divinas; é o intérprete sábio do tempo que vivemos. E Jesus dá-nos o seu programa:

‘O Espírito do Senhor tomou posse de mim. Por isso me escolheu para levar a boa nova aos pobres. Enviou-me para anunciar a libertação aos prisioneiros, para dar vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos e para proclamar o tempo favorável do Senhor’. E começou a dizer-lhes: ‘Esta Escritura que acabais de ouvir cumpriu-se hoje mesmo’.

Jesus a caminho - Mais à frente e em várias ocasiões, Lucas destaca que a Missão de Jesus é Missão-a-Caminho - o seu Caminho assombroso de vida. Ele faz o caminho, caminha, toma o caminho de Jerusalém, põe-se a caminho, é acompanhado. E dispõe para os discípulos que a Missão da Igreja se funda e é inseparável do seu Caminho: - Caminha ... proclama o Evangelho ... acompanhado pelos doze, por algumas mulheres por Ele curadas ... (cf. Lc 8,1-2); - ‘Tomou resolutamente o caminho de Jerusalém’ (9,51); - ‘Ele passava por ... e fazendo caminho para Jerusalém’ (13,22); - Pelo caminho conversavam sobre o que sucedera... Jesus aproximou-se e pôs-se a caminho com eles’ (24,13-15).

A Missão é profética - Ser discípulo e ser Igreja a-Caminho é seguir atrás do Mestre numa trajetória reflexa de vida. Fazendo caminho com Ele e n’Ele, vive na renúncia, toma a própria cruz, é perseverante e firme no caminho, é cordeiro no meio de lobos, não leva ‘coisas’... e vive na nova família. -A todos dizia: ‘Se alguém quiser vir comigo, negue-se a si mesmo, carregue a sua cruz e siga-me’ (9,23); - Designou 72 discípulos, enviou-os e disse: - ‘Vão. Mando-vos como cordeiros para o meio de lobos’ (10,3), - ‘Não levem bolsa, saco, sandálias e não parem a cumprimentar ninguém pelo caminho’ (cf. Lc 10,1-20).

Diria para resumir, que a ‘Missão’ da Igreja e do cristão abrange o seguimento de Jesus obediente ao Pai; o anúncio humilde ao Evangelho; a entrega pessoal comprovada; o despojamento e a renúncia a si mesmo e aos ídolos que a cativam. Assim, a Igreja vive e cresce, pois renuncia a si mesma e se doa: é Profética porque caminha sob este paradigma.

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 08 de dezembro de 2022.

Download de Ficheiros

IV_2022_12_08NOVO_compressed.pdf