20 novembro 2022

30 dias de oração com D. Delfim Gomes-Dia 17

Fotografia DR

Sandra Maria Vale, Bruno Luís Rodrigues e Ir. Maria José Oliveira

Domingo, 20 de novembro - Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo / A Catedral de Bragança: Painel centra

A Catedral é considerada a igreja-mãe da diocese. Deve distinguir-se dos demais templos pelas suas dimensões e traçado arquitetónico.

A edificação da nova Catedral de Bragança teve lugar sob o mandato do bispo D. António José Rafael (1979-2001), segundo o projeto assinado pelo Arquiteto Vassalo Rosa. O processo de construção, longo e complexo, iniciou oficialmente em 15 de novembro de 1981 com a bênção da primeira pedra e culminou na dedicação do templo a Nossa Senhora Rainha, em 7 de outubro de 2001.

No interior da igreja Catedral de Bragança, o Painel central é um dos elementos artísticos que se destaca. Trata-se do Mural cerâmico em relevo da parede do Presbitério, da autoria do mestre Mário Ferreira da Silva, no qual estão representadas as figuras da “Virgem Rainha e Mãe – Senhora da Encarnação” e de “Cristo Rei – Redentor e Renovador do Nordeste”. Como descreve o autor, Cristo Rei Redentor é uma figura com cerca de quatro metros de altura, tridimensional, suspensa, com os braços abertos, tendo como fundo a Cruz, símbolo de sacrifício e da Redenção [Cf. Henrique Manuel Pereira (org.), Na nossa Catedral, para sempre nos encontraremos! […]. Bragança: Diocese de Bragança-Miranda, 2016].

Neste dia em que celebramos a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, o nosso olhar ergue-se e contempla a majestade de Cristo que tem na Cruz o seu trono e na doação total a manifestação da sua realeza. Auxiliados pela beleza impressiva do Painel central da Catedral de Bragança, defronte do qual D. Delfim Gomes receberá a ordenação episcopal, dirigimos as nossas preces a Jesus Cristo, nosso Rei, confiando-Lhe o mandato do novo Bispo Auxiliar de Braga, e suplicando o dom do serviço para quantos conduzem a Igreja na instauração do Reino de Deus entre os Homens.

2022.11.19

Sandra Maria Vale, Bruno Luís Rodrigues e Ir. Maria José Oliveira