19 novembro 2022

Fotografia DR

Sandra Maria Vale, Bruno Luís Rodrigues e Ir. Maria José Oliveira

Sábado, 19 de novembro - Insígnias episcopais: o anel e a cruz peitoral

Símbolo da fidelidade e sinal da união esponsal com Cristo, o anel é usado pelo Papa, pelos bispos e por vários membros da hierarquia da Igreja.

D. Delfim Gomes irá usar, diariamente, um anel de prata, na textura telúrica e rural da terra transmontana. Nele se inscreve, como gravada no chão, a cruz, o grande sinal da encarnação, acontecimento na história que gera e finaliza a missão do bispo, pastor em nome de Deus deste mistério imenso que redime a terreal condição humana.

O novo bispo irá usar, ainda, uma cruz peitoral. Também ela em pau santo, tem gravadas as linhas da paisagem transmontana, linhas de água batismal, fios do azeite da unção episcopal.

Aplicado sobre o elemento da natureza de que a cruz é fabricada, um ramo de oliveira, em prata preciosa, diz o dom da cruz, a paz entre os homens de boa-vontade.

O Evangelho de hoje (Lc 20, 27-40 ) lembra-nos que Deus «não é um Deus de mortos, mas de vivos». Concedei Senhor ao vosso servo D. Delfim Gomes, a capacidade de manter vivos os vossos ensinamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

2022.11.18

Sandra Maria Vale, Bruno Luís Rodrigues e Ir. Maria José Oliveira