27 setembro 2022

Líderes da Igreja devem envolver os influenciadores católicos das redes sociais

Fotografia DR

DACS com La Croix International

Padre investigador diz que é do interesse dos bispos “acompanhar” influenciadores que falam sobre questões de fé católica online.

Os “influenciadores” das redes sociais são pessoas com um número substancial de seguidores online que divulgam as suas opiniões (ou as opiniões daqueles que lhes pagam) sobre um determinado assunto ou área temática.

Há também influenciadores católicos. Essas pessoas experientes em redes sociais costumam publicar vídeos direccionados para jovens, alguns que se interessam pela fé pela primeira vez – ou a abraçam novamente – até ao ponto de se declararem católicos.

Não tendo nenhuma educação religiosa prévia, fazem perguntas espirituais e exigem respostas e regras de comportamento. Isto pode ser motivo de preocupação para os líderes da Igreja.

Renaud Laby, padre da diocese francesa de Le Mans, estuda actualmente o fenómeno dos influenciadores católicos como estudante de doutoramento em ciências sociais da religião na École Pratique des Hautes Études, um dos mais prestigiados centros de investigação e universidades da França.

Nesta entrevista com Arnaud Bevilacqua do La Croix, analisa as relações contrastantes entre líderes da Igreja e influenciadores católicos nas redes sociais.

Como acha que a instituição da Igreja olha para os influenciadores católicos nas redes sociais?

Entre os líderes católicos e esses influenciadores, estamos em dois mundos completamente diferentes e gerações muito diferentes que não têm as mesmas referências culturais e mediáticas. Há uma grande lacuna cultural entre aqueles que cresceram numa cultura da palavra escrita e aqueles que foram embalados numa cultura de imagens, juntamente com uma cultura da Internet. Acho que os bispos podem estar um pouco desamparados diante desse fenómeno. Na minha opinião, a instituição sente os limites do que esses influenciadores estão a fazer, que estão além da instituição. Mas, ao mesmo tempo, está feliz pela presença deles porque estão a fazer o que a instituição não é capaz de fazer. O encontro de influenciadores, que aconteceu na Conferência Episcopal Francesa (CEF) a 23 de Setembro, é, sem dúvida, uma forma de a instituição se certificar de que tem participação no que está a acontecer, sem necessariamente tentar assumir o controlo.

A instituição incomoda-se com as palavras desses influenciadores, alguns deles com um público muito grande?

Sim, de facto, há alguns meses, a CEF reuniu padres que estão presentes no TikTok. A ideia era ajudá-los a discernir o que realmente estavam a fazer quando se expressavam nessa rede social. A Igreja Católica, que é uma instituição de controlo, encontra-se um pouco desamparada diante da explosão da Internet e da possibilidade de a internet permitir que todos se expressem como católicos, enquanto o Código de Direito Canónico especifica que para falar em nome da Igreja é necessário um mandato da autoridade. Mas esses influenciadores não têm mandato. Deste ponto de vista, a lei está, portanto, completamente desactualizada. No entanto, há alguns que receberam uma missão particular, como Frei Paul Adrien d’Hardemare, dos Dominicanos. De facto, a Igreja oscila entre estar apreensiva e feliz com esta presença, especialmente porque, desde João Paulo II, os Papas afirmam que é necessário anunciar o Evangelho na Internet.

Existe uma espécie de competição entre os magistérios, já que os influenciadores às vezes têm um público maior do que os bispos?

É óbvio que pode haver concorrência... Há alguns anos, fiz uma pesquisa na imprensa nacional e notei que os nomes de alguns dos “bloggers” mais lidos apareciam com menos frequência do que os do presidente da CEF ou o arcebispo de Paris, mas com muito mais frequência do que a maioria dos outros bispos franceses. No entanto, as autoridades percebem, com interesse, que esses influenciadores trazem uma voz cristã para a esfera pública.

Podemos medir o público real dos influenciadores católicos? Atingem realmente um público muito distante da Igreja e que não ousaria bater à porta de uma paróquia?

Acho que a sua influência permanece relativamente limitada à esfera católica. Faltam estudos sérios. É muito difícil estimar o seu alcance. Além dos comentários nos vídeos, é difícil identificar os perfis dos jovens alcançados por esses influenciadores católicos. Alguns deles, poucos em número, podem cruzar fronteiras algorítmicas. O que me preocupa é que os influenciadores estão principalmente focados em dar informações. Está tudo muito bem, mas o que leva as pessoas à fé é antes de tudo um encontro. O Magistério tem uma frase muito interessante: o anúncio inicial é antes de tudo um testemunho do que o Evangelho mudou na minha vida. Então pode haver um aprofundamento e difusão da doutrina. O cristianismo não deve ser visto meramente como uma doutrina a ser integrada.

A instituição eclesial pode acompanhar ou mesmo exercer uma forma de controlo?

É do seu interesse acompanhar os influenciadores, convidá-los a reflectir sobre as suas práticas, dando-lhes recursos teológicos, talvez formação, para que possam dar um passo atrás no que estão a fazer. Porque, para esses influenciadores, pode haver o risco de procurarem fama. Ao tentar chamar a atenção por todos os meios possíveis, podem fazê-lo apenas por autoglorificação. Não é novo para os católicos manifestarem-se. No final do século XIX, os bispos emocionaram-se ao verem os fiéis a manifestarem-se nos jornais. O que há de novo hoje é que isso agora é um fenómeno de massas. Devemos acompanhar este movimento o melhor que pudermos, mas é simplesmente impossível controlá-lo.

Entrevista de Arnaud Bevilacqua, publicada no La Croix a 27 de Setembro de 2022.