Arquidiocese de Braga -

23 setembro 2022

“Superávite” de católicos na Irlanda do Norte: pela primeira vez superam protestantes

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

45,7% dos cidadãos da Irlanda do Norte consideram-se católicos, seis décimas a mais do que há dez anos.

\n

A Irlanda do Norte já tem mais pessoas que se identificam como católicas do que como protestantes, uma mudança sem precedentes na demografia do território britânico que está ligada à acentuada divisão política entre republicanos e unionistas.

Historicamente, Ulster esteve dividido entre unionistas, principalmente protestantes e partidários da integração no Reino Unido, e republicanos, principalmente católicos e defensores da unificação da ilha da Irlanda.

Este último grupo teve entre os seus expoentes o IRA, protagonista do conflito que terminou em 1998.

As eleições de Maio na Irlanda do Norte situaram pela primeira vez o Sinn Féin, o herdeiro político do IRA, e agora o censo elaborado sobre os quase 2 milhões de habitantes coloca a população católica ligeiramente acima dos protestantes.

 

Protestantes baixam cinco pontos

Especificamente, 45,7% dos cidadãos da Irlanda do Norte identificam-se como católicos ou cresceram nesta religião, seis décimos a mais do que no censo de 2011, enquanto os protestantes representam 43,48%, quase cinco pontos a menos, segundo informa a BBC e a Europa Press.

O censo realizado em 2021 é o primeiro desde a reorganização municipal de 2015 e desde o referendo de saída da União Europeia, realizado em 2016.

A sua publicação coincide com um momento de estagnação política na Irlanda do Norte, devido à incapacidade do Sinn Féin e do Partido Unionista Democrático (DUP) para reeditar uma aliança que garanta o cumprimento dos acordos de paz de 1998.

Artigo de Vida Nueva Digital, publicado a 22 de Outubro de 2022.