7 setembro 2022

Arcebispo pede “conversão ecológica” para combater a crise climática

Fotografia Reuters/Alamy

DACS com The Tablet

Responsável observou que os esforços globais para combater as mudanças climáticas continuarão na Cop27, no Egipto, em Novembro.

Os imensos desafios da crise climática não podem ser deixados para os governos resolverem, disse o líder da Igreja Irlandesa.

O arcebispo de Armagh, Eamon Martin, pedindo uma conversão ecológica, disse: “O desafio cabe a cada um de nós”. Afirmou que todos são chamados a partilhar o fardo da crise climática e a procura de soluções nas suas vidas pessoais em casa, nas escolas, nas paróquias e comunidades.

Na sua homilia para marcar o início do Tempo da Criação deste ano, o arcebispo observou que os esforços globais para combater as mudanças climáticas continuarão na Cop27, no Egipto, em Novembro e na conferência sobre biodiversidade da ONU, a Cop15, no Canadá, em Dezembro.

O arcebispo observou que Deus está hoje a chamar a todos “para serem cuidadores da criação, para proteger e nutrir o planeta e os seus recursos, e não desperdiçá-los de forma egoísta ou explorá-los e destruí-los de forma implacável e excessiva”.

A doença do planeta e o impacto destrutivo das mudanças climáticas, disse, podem ser ouvidos especialmente no clamor dos pobres nas partes do mundo mais afectadas pelos efeitos das mudanças climáticas, através de secas, eventos climáticos extremos, desertificação, desflorestação, inundações e incêndios.

“Também estamos bem cientes da ameaça à biodiversidade e da perda de tantas espécies de criaturas e plantas”, disse à congregação na Catedral de São Patrício em Armagh.

Referindo-se à forma como os recursos do mundo são às vezes desperdiçados ou explorados por ganância e por interesses económicos, o Primaz de Toda a Irlanda alertou para as ameaças às grandes florestas do mundo e à deslocação dos povos indígenas.

“Neste Verão, vimos a devastação de incêndios florestais, colheitas perdidas, casas e meios de subsistência destruídos, terra arrasada, grandes inundações e temperaturas nunca antes registadas. Além disso, a guerra continua a perturbar a cadeia alimentar, polui ainda mais a atmosfera e exacerba a enorme dependência mundial de combustíveis fósseis como petróleo e gás”, explicou.

O apelo do Papa Francisco à conversão ecológica, afirmou, pode começar com as pessoas a perguntar-se como podem mudar os seus estilos de vida.

“Como posso usar com mais respeito as coisas boas desta terra que Deus nos deu? Posso fazer alguns sacrifícios pessoais em resposta ao clamor da terra e ao clamor dos pobres que está a desafinar a harmonia do grande coro cósmico? Posso aceitar que menos às vezes é mais?”, perguntou.

O tema do Tempo da Criação deste ano é: “Ouvir a Voz da Criação”.

Artigo de Sarah Mac Donald, publicado no The tablet a 30 de Agosto de 2022.