7 setembro 2022

Aproveitem a vida que estão a viver neste momento

Fotografia DR

DACS com La Croix International

Continuem a espalhar amor, amor saudável ao vosso redor – peçam a Deus a força para ser verdadeiros.

Tendo estado doente, estou agora a recuperar. Dizem-me que será um longo caminho. Que assim seja. Ex-alunos visitaram-me recentemente e ofereceram-me bonitas flores. Não foi um presente fácil, o sítio onde moro é longe do local onde eles moram. Não é o amor uma coisa misteriosa?

Lembro-me novamente que esses pequenos ensaios são sobre uma nova vida, a vida que me governa depois de a antiga, relativamente confortável, mudar. E sinto-me grato simplesmente por tê-la. Então digo-vos, aproveitem realmente a vida que estão a viver neste momento.

O que é que isso significa? É simples, na verdade. Significa: continuem a espalhar amor, amor saudável, à vossa volta. Têm um marido, uma esposa? Certifiquem-se que eles sabem que os ama.

Têm filhos – ou pais? Certifiquem-se que eles sabem que também os ama. Poderia repetir esta frase em relação a toda a vossa família, é o significado de uma vida como a que o leitor tem – amor directo.

Ouvi jovens na escola e colegas do corpo docente a serem bastante explícitos sobre determinada pessoa simplesmente já não estar no seu círculo de pessoas aceitáveis. Homem, mulher.

Vejam, caros leitores, não duvido que vocês tenham, ou tiveram, razão. As pessoas fazem coisas terríveis umas às outras.

Os meus papéis falam-me diariamente de violação de crianças e assassínios de adultos sem nenhuma razão além de diferenças mesquinhas, e até mesmo luxúria. Se isso aconteceu com o vosso/vossa filho/filha/esposa/marido – vou ser eu a dizer “Perdoe-os”?

Digo-vos apenas: recuem. Só isso. Recuar. Larguem a faca, a pistola, a arma. Só isso. O desejo de vingança será muito forte – e justificado. Observem o que estou a dizer: justificado.

Peçam a Deus a força para serem verdadeiros

Mas, de forma estranha, isso não põe as coisas bem. O perdão seria bom? Ah sim, mas o impossível não é o meu ofício. O meu ofício, por mais estranho que pareça, é apenas amor. Demora muito tempo. Mas se esse tempo for dado, funciona.

Portanto, caro leitor corajoso, dê um tempo, quando alguém fez a alguém querido, ou a si mesmo, um acto que considera imperdoável.

O simples facto de não se vingar é um grande passo à frente. Como se sente, o que pensa – não tem importância. É sobre fazer. E aqui está o leitor, sem se vingar proactivamente. Parabéns. Incrivelmente, isto é amor.

Os nossos filmes desvalorizaram e falsificaram esse conceito, essa realidade. Oh, sou pelo amor explícito e tudo o que é físico e que o acompanha, das músicas ao sexo.

Mas sou ainda mais a favor do amor verdadeiro, do tipo que vos estou agora a recomendar. Tenho que vos dizer: eu estive aí.

A minha própria madrasta expulsou-me da nossa casa de 13 quartos vazios. Ela não gostava de mim, era isso. Isso dói. Mas, milagre dos milagres, voltei. Tornamo-nos amigos. Demorou anos. Foi então que aprendi tudo isto.

Vocês não têm que fazer nada. Na verdade, vocês precisam de não fazer nada. A seu tempo, pode chegar o dia de perderem a hipótese de se vingarem. Simplesmente mordam os lábios com mais força e deixem essas pessoas passar.

Parabéns e muitos elogios. Dentro de vocês mesmos, podem pedir a Deus a força para serem fiéis a esse acto, para simplesmente deixarem de agir. Até de falar.

Deus está neste tipo de coisas. Ele deu-me forças para falar novamente com a minha madrasta. Tranquilamente.

E isso é tudo o que vos estou a recomendar desta vez, queridos leitores corajosos. Apenas não se prendam ao puro não-perdão ou, menos ainda, à vingança activa. Vão-se magoar muito. Fiquem apenas longe. É aí que reside o heroísmo.

Deus vos abençoe.

Artigo de Brendan MacCarthaigh, publicado no La Croix International a 30 de Agosto de 2022.