2 setembro 2022

Freiras sequestradas libertadas na Nigéria

Fotografia CNS/Afolabi Sotunde, Reuters

DACS com The Tablet

Estima-se que, só em Junho de 2021, 45 pessoas por dia tenham sido sequestradas na Nigéria.

Quatro freiras católicas que foram sequestradas no sudeste da Nigéria a 21 de Agosto foram libertadas ilesas.

As quatro religiosas, identificadas pela Agência Fides, serviço de informação das Pontifícias Obras Missionárias, como Irmãs Johannes Nwodo, Christabel Echemazu, Liberata Mbamalu e Benita Agu, membros das Irmãs de Jesus Salvador, foram raptadas no Domingo enquanto viajavam para uma missa num estado próximo.

Dois dias depois, o serviço Vatican News divulgou o seu regresso incondicional e seguro, anunciado pela irmã Zita Ihedoro, secretária-geral da Ordem.

A ordem nigeriana tem mais de 160 membros, com casas de formação nos estados de River e Abia.

A irmã Ihedoro disse que as quatro freiras foram sequestradas enquanto viajavam do estado de Rivers para o estado de Imo para uma missa de acção de graças. Pediu orações por elas, a Ordem estava a rezar rosários de 24 horas para a libertação segura das Irmãs.

Raptos com o objectivo de resgate são comuns no noroeste da Nigéria, mas estão a começar a a alastrar para outras áreas do país.

A National Public Radio, com sede nos EUA, informou que só em Junho de 2021, cerca de 45 pessoas por dia foram sequestradas para pedidos de resgate na Nigéria.

Em Maio, o arcebispo Matthew Ndagoso de Kaduna, vice-presidente da conferência dos bispos, disse num fórum online: “o banditismo tomou uma nova dimensão nos últimos três a quatro anos, já que os bandidos agora usam armas sofisticadas para destruir massivamente vilas e as suas propriedades, sequestrando para resgates durante o dia e à noite.”

Culpou as fronteiras porosas do país pela importação de armas cada vez mais sofisticadas que alimentam a crescente insegurança. Também pediu ao governo para controlar armas e munições que estão a ser importadas e para processar aqueles que possuem armas e munições ilegalmente.

A notícia chega um mês de o corpo de um padre ter sido descoberto (a 19 de Julho), quatro dias depois de ter sido raptado de uma paróquia no centro da Nigéria.

O padre John Cheitnum foi um dos dois padres sequestrados por assaltantes a 15 de Julho da Igreja Cristo Rei em Lere, uma cidade no estado central de Kaduna, disse o padre Emmanuel Okolo, chanceler diocesano, em comunicado.

O segundo sacerdote, o padre Donatus Suleiman, conseguiu fugir dos sequestradores e está seguro, disse a diocese.

O padre Cheitnum foi morto pelos seus sequestradores no mesmo dia em que foi levado da paróquia, disse o padre Okolo.

O chanceler diocesano pediu orações pelo padre Cheitnum e pela sua família, e apelou para que as pessoas não façam justiça com as próprias mãos em retaliação contra os sequestradores, caso sejam encontrados.

O presidente nigeriano Muhammadu Buhari condenou o assassinato do padre Cheitnum, dizendo num comunicado de 20 de Julho que estava “profundamente perturbado” pela morte causada por “bandidos que parecem estar empenhados em criar caos e desordem no país”.

Artigo de Patrick Hudson, publicado no The Tablet a 23 de Agosto de 2022.