16 agosto 2022

Missão, de coração a coração

Fotografia Salama

CMAB

Nota sobre a Equipa missionária da Paróquia de Santa Cecília de Ocua (Pemba) 2022-2023

D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga, visitará a Diocese de Pemba (Moçambique) e a Paróquia de Santa Cecília de Ocua (Missão de Ocua) em Dezembro de 2022. Antes disso, ainda este mês, D. António Juliasse Sandramo, Bispo de Pemba, estará em Braga para saudar os cristãos de Braga e acompanhar pessoalmente os 4 seminaristas de Pemba que estudam no Seminário Arquidiocesano de Braga.

Corria o ano de 2014 quando a Arquidiocese de Braga, pelo então Arcebispo D. Jorge Ortiga, e a Diocese de Pemba, pelo então bispo D. Luiz Lisboa, assumiam formalmente por 10 anos um projeto de cooperação missionária denominado SALAMA. Entre outros aspetos, a Arquidiocese de Braga assumia o trabalho pastoral da Missão de Ocua (13°34'14.6" S  39°49'18.8"E), Diocese de Pemba, num extenso território de 100km com 96 comunidades cristãs. Desde então, cada ano é enviada uma equipa missionária, formada pelo Centro Missionário Arquidiocesano (CMAB). A partir de Setembro de 2022 a equipa será constituída pelo Pe. Manuel Faria e pelas leigas Fátima Castro e Joana Peixoto. A leiga Andreia Araújo regressou este mês depois de quase 3 anos de entrega à missão. São já duas dezenas os voluntários de Braga que integraram estas equipas.

Para breve esperam-se novidades sobre a eventual renovação do projeto de cooperação missionária entre as Dioceses visto que o mesmo termina formalmente a 27 de outubro de 2024.

Desde o início, a equipa missionária assume o programa pastoral proposto pela Diocese de Pemba para todo o seu território, mas tem também levado a cabo inúmeros projetos como sejam a renovação total da casa Paroquial e anexos de apoio pastoral, a renovação do centro de saúde da Paróquia, a formação de catequistas, o programa de aleitamento materno apoiado pela APARF-Portugal. Alimentamos ainda o sonho de construir uma escolinha para crianças até aos 6 anos e um maior desenvolvimento da horta paroquial (100hectares), projetos que procuram ainda financiamento. Na calha encontra-se também um projeto de dotação das estruturas paroquiais de energia solar (visto que não existem outras fontes de energia) e a procura de uma congregação religiosa que pudesse dar maior estabilidade ao trabalho missionário naquela paróquia.

A Diocese de Pemba (Província de Cabo Delgado) está desde 2017 a sofrer um conflito com um grupo sem rosto que já provocou 800.000 deslocados internos, mais de 3000 mortos e a destruição de inúmeras estruturas civis e religiosas. O CMAB e outros organismos lançaram e levam a bom porto uma iniciativa denominada “Juntos por Cabo Delgado” que visa a oração, a partilha e a manutenção das notícias do conflito na ordem do dia das agendas sociais e políticas.

O CMAB continuará a ensaiar novas formas de entreajuda na única missão que Cristo nos confiou: “ide e fazei discípulos”. Se fazer discípulos implicar esperar com paciência, com paciência ativa manteremos a esperança. (Era mais fácil e mais heroico falar do dinheiro que angariamos e investimos. Mas era menos evangélico!)