22 julho 2022

Primeiras impressões da visita pastoral

Fotografia Manuel Faria

O Conquistador

Pe. Manuel Faria, Equipa Missionária Salama!

A concluir o primeiro ano de missão na paróquia de Ocua, tenho a alegria de escrever as primeiras impressões da minha experiência com a visita pastoral do novo Bispo D. António Juliasse Sandramo.

Esta vista pastoral, de 21 a 26 de Junho de 2022, com celebração do sacramento do Crisma realizou-se, não a todas as 98 comunidades de nossa Paróquia, mas aos 5 centros escolhidos pelo território paroquial com extensão de cerca de 100 quilómetros, que permitiam a aproximação a essas mesmas comunidades e suas famílias.

Na ocasião da preparação, afirmei três convicções metodológicas que trazia comigo, da minha experiência de vida presbiteral, que ajudariam a concretizar esta grande missão de formar e crismar, ou seja, confirmar na fé os cristãos desta paróquia.

Primeiro a consciência de que entramos no caminho em que outros trilharam e se doaram, desejando ter uma atitude de muita gratidão e respeito pela história da vida paroquial, das equipas missionárias, esperando que os nossos catequistas e animadores zonais nos ajudassem a chegar a todo lado e todos se preparassem devidamente para receber a visita do Bispo e para o sacramento da Confirmação.

Segundo, o desejo de estar próximo de todas as realidades presentes na paróquia, com conselho pastoral, onde estivessem reunidos os delegados responsáveis de todas as comissões de pastoral, desde a saúde, à comissão da mulher, da justiça e paz ou da liturgia e catequese.

Terceiro, a certeza de que a evangelização é uma obra coletiva, na comunhão missionária, com os leigos missionários: Fátima Castro e Andreia Araújo, e Frei António, sacerdote que faz a nossa inserção cultural e paroquial, pois sem a comunhão do caminho a fazer, seria impossível realizar tal visita pastoral, conhecer as pessoas, os lugares, as comunidades, favorecer que os católicos pudessem se aproximar e conhecer melhor o bispo diocesano, assim como se preparassem para o sacramento do Crisma.

A preparação foi feita com uma visita missionária a cada centro da Paróquia, onde o Bispo iria visitar e crismar, para examinar a ajudar na preparação. Juntamente com o Coordenador Paroquial, que nos acompanhava, tivemos a oportunidade de conhecer os crismandos e dialogar sobre as expectativas e dificuldades que encontramos na sua formação cristã.

Durante a visita verificamos que temos um longo caminho a percorrer, para ajudar as comunidades a entender que ser cristão não é passar pela água do batismo ou pelo óleo do Crisma, mas sim uma metanoia, processo de conversão, mudança no pensamento e no sentimento pagão para aderir ao amor de Jesus e amar como Jesus amou, sentir como Jesus sentia e viver como Jesus viveu.

As nossas comunidades após esta visita têm a missão de potencializar a sua organização que atua nas áreas de capacitação de líderes, formação de novos animadores zonais e paroquiais e potencialização de líderes cristãos para evangelizar as família, as tradições e crescer uma Igreja ministerial cada vez mais sinodal, caminhar juntos sem deixar ninguém pelo caminho.

Artigo publicado no Jornal O Conquistador de 22 de julho de 2022.

Download de Ficheiros

Conquistador Julho22 -644-net-14.pdf