13 julho 2022

Bispos católicos do Leste de África procuram implementar a “Laudato si’”

Fotografia AMECEA

DACS com La Croix International

A Associação de Conferências Episcopais Membros do Leste de África (AMECEA) irá analisar iniciativas para proteger o meio ambiente durante uma reunião de uma semana na Tanzânia.

Os bispos católicos de cerca de 130 dioceses localizadas em oito países do Leste de África reuniram-se na cidade tanzaniana de Dar es Salaam para discutir formas de implementar melhor a Laudato si', a encíclica de 2015 do Papa Francisco “sobre o cuidado da casa comum”.

Os bispos fazem parte da Associação das Conferências Episcopais Membros do Leste de África (AMECEA), que iniciou a sua 20ª assembleia plenária no Domingo passado com uma missa ao ar livre presidida pelo cardeal Polycarp Pengo, arcebispo emérito de Dar es Salaam.

O cardeal filipino Luis Antonio Tagle, prefeito do Dicastério para a Evangelização, veio de Roma para participar na plenária, que dura até ao próximo Domingo.

Junta-se assim aos bispos do país anfitrião Tanzânia, bem como aos do Malawi, Quénia, Sudão, Sudão do Sul, Zâmbia, Etiópia, Eritreia e Uganda. Bispos de Djibuti e Somália, membros afiliados da AMECEA, também estão presentes.

Iniciativas para proteger o meio ambiente

Desde que o Papa publicou a Laudato si', as Igrejas desses países do Leste de África realizaram inúmeras iniciativas para a protecção do meio ambiente.

No Quénia, por exemplo, onde a desertificação é um grande problema, a Arquidiocese de Nairóbi em 2018 prometeu plantar um milhão de árvores, principalmente através de campanhas de reflorestação em paróquias e instituições católicas.

No Uganda, a Comissão Episcopal para a Educação lançou o projecto “Greening the School” em 2019. Na primeira fase, foram plantadas árvores em cerca de 15.000 hectares de terra em oito dioceses.

Esta 20ª Assembleia Plenária da AMECEA servirá, portanto, para tomar resoluções comuns a todos os países desta parte de África para a implementação concreta da encíclica.

“Dentro do secretariado da AMECEA temos um departamento responsável pelo desenvolvimento humano sustentável e este também está atento às questões do meio ambiente”, explicou o padre Antony Makunde no site da AMECEA.

“Assim, as decisões que serão tomadas nesta reunião plenária, bem como as estratégias que serão postas em prática, serão desenvolvidas num plano de trabalho no qual os Estados membros redesenharão o plano de acção de acordo com o processo de tomada de decisão do seu país”, disse.

Bispos africanos pedem protecção da biodiversidade

Há menos de um mês – a 21 de Junho – o Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM), do qual a AMECEA é membro, emitiu uma declaração a pedir aos governos que tomem medidas urgentes e ambiciosas para proteger a biodiversidade.

O apelo foi feito à margem de uma cimeira preparatória para a Convenção das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP15), que deve ser realizada no Canadá em Dezembro, após dois anos de adiamento.

A reunião preparatória de 1 a 26 de Junho foi realizada em Nairóbi e contou com a participação de 190 delegados estatais e governamentais.

Artigo de Lucie Sarr, publicado no La Croix International a 12 de Julho de 2022.