28 junho 2022

Francisco envia secretário de Estado ao Congo e Sudão do Sul

DACS com Agência Ecclesia

O cardeal Pietro Parolin vai deslocar-se à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul no início de Julho.

O Papa decidiu enviar o cardeal Pietro Parolin como seu representante à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul. A viagem de Francisco aos dois países africanos, prevista para o início de Julho, foi adiada por problemas de saúde.

O secretário de Estado do Vaticano vai visitar os dois países entre 1 e 8 de Julho, passando pelas capitais, Kinshasa e Juba, na procura de manifestar a “proximidade” de Francisco às populações locais.

No dia 3 de Julho, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o Santo Padre vai celebrar uma eucaristia com a comunidade congolesa.

O Papa tem sido afectado por problemas num joelho que, durante algumas semanas, o obrigaram a deslocar-se habitualmente numa cadeira de rodas, tendo passado a caminhar com a ajuda de uma bengala na passada semana.

Estes problemas obrigaram a adiar, por precaução, a viagem à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul, o que fez Francisco pedir desculpa "com grande mágoa" na audiência semanal de 12 de Junho.

O líder da Igreja Católica tem marcada, para o final de Julho, uma visita ao Canadá.