30 maio 2022

Miguel Cabrejos: “A educação é indissociável da sua tarefa evangelizadora”

Fotografia CIEC

DACS com Vida Nueva Digital

O Presidente do CELAM participou na abertura do XXVII Congresso Interamericano de Educação Católica a 27 de Maio.

D. Miguel Cabrejos, arcebispo de Trujillo (Peru) e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CELAM), participou na abertura do XXVII Congresso Interamericano de Educação Católica a 27 de Maio.

Assinalou que para “a Igreja latino-americana e caribenha, a educação é inseparável da sua tarefa evangelizadora, que tem no seu centro a promoção da dignidade da pessoa humana”, agradecendo aos educadores o serviço que prestam “inspirados nessas tarefas que se auto-impuseram há dois anos e nos desafios para os quais o Papa Francisco convida”.

“Estamos cientes de que vivemos um tempo marcado por uma crise prolongada gerada pela pandemia de Covid-19, mas também por tantas outras «pandemias históricas» que afectam sistemicamente grande parte dos povos do nosso continente”, disse.

Construtores de esperança

“Cabe-nos dar testemunho de Cristo no meio desta realidade, e nela semear esperança. Não uma esperança vã ou ingénua. Não. A esperança que queremos promover é aquela que o próprio Cristo quer que levemos a cada um dos filhos de Deus”, afirmou Cabrejos.

Assim, convidou todos os docentes como “professores das novas gerações e discípulos do Divino Mestre” a continuar a construir a esperança, pois “têm uma tarefa insubstituível”.

“Este mesmo congresso torna-se um acto de esperança que nos convida a focar o nosso olhar nas sinergias que podemos tecer entre o Pacto Educacional Global proposto pelo Papa Francisco e a iniciativa da UNESCO para o futuro da educação”, explicou.

O prelado assegurou que através da educação será possível “reconstruir um mundo dividido e fragmentado onde são evidentes as brechas sociais, económicas, culturais e políticas que ameaçam a estabilidade dos nossos povos e os ideais humanísticos e solidários que sustentam a nossa Pátria”.

Artigo de Ángel Alberto Morillo, publicado no Vida Nueva Digital a 28 de Maio de 2022.