23 maio 2022

400 pessoas caminharam em Família e pela Paz

Fotografia SCMB

SCMB

Organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, a caminhada celebrou a família e apelou à paz no mundo.

Cerca de 400 pessoas participaram, este sábado, na iniciativa “Caminhar em Família”.

Organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), a caminhada juntou crianças que frequentam as unidades da Santa Casa, famílias, colaboradores da instituição, órgãos sociais e a comunidade barcelense, numa celebração da Família e o apelo à paz no mundo, com promoção de um estilo de vida saudável e sustentável.

Ao longo do percurso – que iniciou na Igreja da Misericórdia e terminou na Frente Ribeirinha, passando por locais como Capela de Santo Amaro e Jardim Velho –, o evento aliou desporto, solidariedade, sensibilização, bem como momentos de boa disposição e companheirismo.

No final, o provedor da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis, foi o porta-voz de “uma alegria muito grande” pelo sucesso da iniciativa, neste que é um regresso à normalidade e, mais uma vez, com a participação das famílias.

“Alegria, porque voltamos a poder fazer uma iniciativa com as famílias, após estes dois anos de grandes dificuldades motivadas pela COVID-19 e por um conjunto de constrangimentos, grande alegria pela adesão maciça de crianças, pais, mães, encarregados de educação, de colaboradores da Misericórdia. De facto, foi notável”, considerou Nuno Reis.

O provedor sublinhou ainda que a iniciativa está alinhada com o projecto “Educar para os Valores”, da área de Educação na Infância, focando a “sustentabilidade ambiental” e “um apelo muito grande à Paz”.

No final do percurso, na Frente Ribeirinha, decorreu uma actuação musical das crianças que frequentam as unidades operacionais da SCMB. Desde o início da ofensiva russa na Ucrânia que procuram dar a conhecer esta realidade, “apelando a uma visão pacifista do mundo e a vivermos em fraternidade” e apelando à importância de encontrar formas pacíficas de resolver os problemas.

Neste sábado, os mais pequeno partilharam o seu “Sonho de Paz”: “Sonhei que os humanos deram tréguas de paz/ E com elas a guerra silenciaram”.

A participação na iniciativa “Caminhar em Família” foi gratuita, mas os participantes foram convidados a contribuir com um alimento, como forma de ajudar a instituição a cumprir uma das Obras de Misericórdia: “Dar de comer a quem tem fome”.