Arquidiocese de Braga -
3 maio 2022
Senhora da Aparecida peregrina em Barcelos, Ponte de Lima e Viana
DACS com Pe. Sampaio Viana
A imagem percorre, por esta ordem, 16 paróquias de Ponte de Lima, 26 de Barcelos e duas de Viana do Castelo.
Desde 30 de Abril que a imagem da Senhora Aparecida do santuário de Balugães, no arciprestado de Barcelos, está em peregrinação por 44 comunidades paroquiais dos arciprestados de Barcelos, Ponte de Lima e Viana do Castelo.
A imagem percorre, por esta ordem, 16 paróquias de Ponte de Lima, 26 de Barcelos e duas de Viana do Castelo – Barroselas e Carvoeiro –, estando três dias em cada paróquia. A imagem regressa a Balugães a 6 de Agosto, permanecendo até ao dia 15, feriado da Assunção de Nossa Senhora e dia da peregrinação interparoquial ao santuário.
Num “resumo da primeira aparição mariana em Portugal”, os responsáveis da Confraria de Nossa Senhora Aparecida em Balugães escrevem que, “a 15 de Agosto de 1702, num dia de tempestade, o jovem João Alves, mudo de nascimento, que cuidava do rebanho de ovelhas da família no monte Castro, em Balugães, abrigava-se debaixo de um rochedo, pois estava a chover e trovejava. No meio das lágrimas pelo medo à tempestade e pela fome, Maria apareceu-lhe, consolou-o e deu-lhe a missão de construir naquele local um lugar de oração. Aquela visita veio acompanhada de dois sinais milagrosos: João começou a falar e o forno de sua casa encheu-se de pão”.
“Desde então, aquele lugar tornou-se destino de peregrinação e local de oração para os milhares de peregrinos que lá se dirigem todos os anos, tal como o pediu Maria. Hoje, a Senhora Aparecida une-se a todos os seus peregrinos e põe-se a caminho para visitar as suas comunidades. Com o coração grato pela sua visita, rezamos-lhe com fervor”, acrescentam.
Partilhar