Arquidiocese de Braga -

21 abril 2022

Porque é que o abuso sexual geralmente não é denunciado em África?

Fotografia DR

DACS com La Croix International

[Artigo não adequado a pessoas sensíveis.] Entrevista exclusiva com a Irmã Josée Ngalula, teóloga reconhecida internacionalmente que passou os últimos 20 anos a oferecer assistência pastoral às vítimas de abuso sexual em África.

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A irmã de Santo André, Josée Ngalula, diz que há pelo menos “oito razões principais” pelas quais é difícil para as pessoas em África denunciarem o abuso sexual, principalmente devido às normas culturais no vasto continente.

A religiosa congolesa de 62 anos tornou-se no ano passado a primeira mulher africana a ser nomeada membro da Comissão Teológica Internacional (CTI), um órgão sob a égide da Congregação para a Doutrina da Fé.

A Irmã Josée ensina teologia dogmática em vários institutos teológicos na África. Além disso, passou os últimos 20 anos a prestar assistência pastoral às vítimas de abuso sexual e às instituições que as apoiam e acaba de compilar um relatório baseado no seu trabalho nesta área. Falou sobre estes assuntos nesta entrevista exclusiva com Lucie Sarr do La Croix Africa.

 

La Croix Africa: Uma investigação do La Croix Africa revelou a dificuldade das vítimas em África quando se trata de denunciar abuso sexual nas famílias e nas igrejas. Recentemente, a Irmã ministrou uma conferência baseada em 20 anos de estudos que realizou entre vítimas de abuso sexual e as instituições que as apoiam. E menciona as principais razões pelas quais vítimas e testemunhas de abuso sexual se recusam a testemunhar. A quem se destina este relatório e qual é o seu objectivo?

Irmã Josée Ngalula: Este relatório foi feito a pedido de instituições eclesiais que estão ansiosas por utilizar os conhecimentos existentes para melhor ajudar a Igreja no acompanhamento das vítimas de abuso sexual nas famílias, na sociedade, nas paróquias e outras estruturas eclesiais. D

 

De acordo com este relatório, quais são as razões para se recusarem a testemunhar?

Existem oito razões principais pelas quais as vítimas e testemunhas de abusos sexuais cometidos em África – principalmente nas zonas rurais por pessoas em posição de autoridade – são bloqueados na hora de denunciar os agressores. É importante educá-los para encontrar soluções que lhes permitam testemunhar em paz e segurança. Uma das razões é que a questão da virgindade levanta o medo de falar. De facto, do ponto de vista cultural, a virgindade de uma jovem ainda é um valor sagrado, especialmente nas áreas rurais. Portanto, uma menina de uma família estritamente cristã ou religiosa que perde a virgindade é estigmatizada, e nem se pergunta em que circunstâncias isso aconteceu. Ela é automaticamente considerada “suja”. Por causa disto, algumas congregações afugentam sistematicamente uma freira quando descobrem que ela perdeu a virgindade. E isto provoca um grande medo nelas: ir e denunciar que foi vítima de toque ou violação é deixar a sociedade saber que perdeu a virgindade. Por medo de ser estigmatizada e expulsa da família (para a jovem), ou do convento (para freiras vítimas de abuso sexual), não se chegam à frente e sofrem em silêncio. Por outro lado, os agressores pervertidos optam por violar essas categorias de meninas e mulheres que têm esse medo, porque têm certeza de que as suas vítimas nunca as denunciarão por medo de serem afugentadas da família ou do convento, o que leva à conclusão de que os agressores continuarão a cometer crimes sexuais com impunidade porque no momento do julgamento serão exonerados por falta de testemunho da própria vítima. Mas os abusadores precisam de saber que isso já não irá funcionar: várias autoridades já estão cientes disso e tomaram medidas para encontrar outras evidências além do depoimento oral das vítimas.

 

Mas as mesmas situações também acontecem com mulheres casadas...

Sim, porque muitas vezes, nas nossas sociedades, ser violada é equiparado a adultério. Uma mulher casada vítima de violação é automaticamente repudiada, mesmo que haja prova objectiva de que ela realmente foi vítima (numa situação de guerra, por exemplo). Como resultado, mulheres casadas que são vítimas de violação não falam, por medo de serem repudiadas e desprezadas pelas suas próprias famílias. Como resultado, os abusadores pervertidos optam por violar mulheres casadas para garantirem que não são denunciadas. No entanto, as várias autoridades hoje estão bem cientes: os abusadores não serão mais exonerados porque uma ampla iniciativa foi realizada em várias dioceses para que a vítima seja chamada de vítima e seja protegida.

 

O seu relatório sublinha que as questões tribais e étnicas são por vezes instrumentalizadas pelos agressores...

Sim, acontece. Geralmente nas zonas rurais, quando se denuncia o mau comportamento de qualquer autoridade, as pessoas da família e da tribo da autoridade conspiram contra essa pessoa, acusando-a de querer sequestrar o seu “irmão” para que a sua família ou tribo “perca o poder”. Desta forma, o mais pequeno esforço por procurar justiça e o estado de direito são tribalizados. Isto acontece até mesmo nos círculos cristãos. Portanto, quando um padre ou pastor não se porta bem (em qualquer área) e os cristãos se atrevem a fazer uma denúncia, os acusadores são insultados e até agredidos fisicamente por membros da família e tribo do pastor ou padre. Neste contexto, tanto as vítimas como as testemunhas vivem com grande medo de represálias e preferem nunca dizer a verdade dos factos. Preferem ficar em silêncio para sempre. Mas há muito trabalho a ser feito em vários ambientes judiciais para proteger vítimas e testemunhas, para que possam testemunhar em total segurança pelas suas vidas.

 

Também menciona o uso de drogas por parte dos abusadores. Algumas vítimas de abuso sexual são drogadas por eles?

Sim. Isto resulta numa falta de rastreabilidade. De facto, alguns abusos sexuais são feitos num contexto em que o agressor droga a vítima. Aqui na República Democrática do Congo, conheço vários casos em que pastores, profetas ou padres que recebem jovens cristãs para orientação espiritual oferecem-lhes um sumo (ou outra coisa) para beber, no qual colocaram um pouco de pó para dormir. A jovem adormece subitamente por duas ou três horas e, ao acordar, descobre que foi despida e depois mal vestida, e às vezes até está a sangrar. Neste contexto, é impossível acusar o padre de violação com provas objectivas, porque nos julgamentos vão pedir para a vítima dizer exactamente o que aconteceu, mas a vítima não consegue descrever as palavras e acções do agressor porque estava sob a influência de uma droga. É assim que muitos padres, pastores e profetas foram inocentados no tribunal da igreja: a vítima não pode provar que tinha sido realmente aquela pessoa. Portanto, não há rastreabilidade do acto de agressão. Esta situação humilha profundamente a vítima e os seus advogados. As jovens vítimas deste tipo de situação preferem calar-se a denunciar e depois sofrer esta humilhação uma segunda ou terceira vez, mas as autoridades civis, eclesiais e familiares foram suficientemente sensibilizadas: a vítima é chamada de vítima e está protegida, os agressores não se poderão esconder porque já existem vários mecanismos para encontrá-los.

 

A pessoa consagrada é considerada por muitos cristãos africanos como uma pessoa sagrada. Essa imagem pode ser um bloqueio quando se trata de denunciar um abusador que acaba por ser um “servo de Deus”?

Sim, este é um dos motivos destacados no relatório. Na mente de muitos cristãos congoleses, a pessoa do “servo de Deus” é “sagrada”. Quando há um toque num contexto positivo (sacramentos e sacramentais), saem dele abençoados por Deus; por outro lado, quando há um toque num contexto negativo, as pessoas estão convencidas de que automaticamente recebem uma maldição divina, quaisquer que sejam as circunstâncias. É nesse contexto que as vítimas (homens e mulheres) de abuso sexual por pastores, profetas e sacerdotes estão profundamente convencidos de que são amaldiçoados por Deus e de que traíram a Igreja: mesmo sendo vítimas, o simples facto do contacto negativo com o corpo do “servo de Deus” convence-os de que Deus não está satisfeito, que há uma traição da parte deles. Portanto, ao invés de denunciar o agressor, denunciam-se como “pecadores”, muitas vezes com culpa mórbida. É por isso que se recusam a apresentar-se ou testemunhar: estão totalmente focados nessa culpa, e ir e denunciar publicamente um “servo de Deus” é causar mais danos à Igreja e a Deus. Se se trata de um “servo de Deus” que tem uma função elevada na Igreja, é ainda pior: estão convencidos de que acusar é prejudicar o próprio Jesus Cristo! No entanto, a actual legislação na Igreja Católica não exonera os clérigos e várias medidas foram tomadas para fazer com que a vítima se sinta à vontade para chamar o mal pelo nome e denunciá-lo. Noutras denominações cristãs, também há um grande despertar sobre esta questão, para que as vítimas abram a boca e façam uma denúncia à polícia.

 

Também menciona a questão da catequese promovida em torno do perdão nas nossas Igrejas em África, que não facilita a denúncia dos agressores...

Em quase todos os círculos cristãos na República Democrática do Congo, as vítimas são informadas de que na Bíblia, Deus pede-lhes que perdoem os seus agressores, devem “esquecer” e não acusar o agressor. Geralmente, são os advogados que incentivam a denúncia, mas não os cristãos devotos. Ao ouvir que um “verdadeiro cristão” deve perdoar, as vítimas quase se envergonham de acusar e testemunhar abusos sexuais cometidos tanto na família quanto nas estruturas da Igreja. Felizmente, a doutrina social da Igreja Católica combina perdão e justiça: perdoar no coração não significa branquear o mal e o pecado. Vários documentos do Magistério são firmes a esse respeito.Quando foi feita uma tentativa de assassinar o Papa João Paulo II, ele perdoou o seu inimigo e até o visitou na prisão várias vezes. Mas, ao mesmo tempo, deixou que a justiça da Itália fizesse seu o seu trabalho. O homem havia sido julgado de acordo com a lei da terra e punido como esperado, para que tomasse consciência da gravidade do mal que cometera e não o cometesse novamente. É também para proteger potenciais futuras vítimas.

 

Um dos principais problemas no abuso é o consentimento. Como indica no seu relatório, às vezes é manipulado...

Sim, o consentimento às vezes é extraído por truques e manipulação da consciência das vítimas. De facto, no contexto familiar, muitos pais ou anciãos cometem violações manipulando as suas vítimas com o assunto delicado da obediência aos pais: “recusaria realmente algo ao seu pai?”. É uma manipulação da consciência. Isso também se encontra no contexto eclesial: alguns sacerdotes, pastores e profetas obtêm o consentimento de suas vítimas através de dois tipos de manipulação. Em primeiro lugar, às jovens de extrema piedade, os clérigos pervertidos explicam, com insistência e com base na manipulação de 2 Cor 11, 2, que são “esposas” de Jesus, e que uma “boa esposa” não recusa nada ao marido. Num segundo momento, o sacerdote, pastor ou profeta é apresentado como o representante físico de Jesus na terra: Cristo “usará” o corpo do seu servo para demonstrar afecto à sua “noiva”. Neste contexto, mulheres jovens sem muito discernimento e pensamento crítico deixam-se envolver, convencidas de que têm um privilégio que muitas mulheres não têm. O segundo tipo de manipulação diz respeito às pessoas que têm um medo extremo do mundo invisível, de feitiços e outras coisas semelhantes. Perversos “servos de Deus” explicam-lhes que precisam de uma libertação física que consiste numa “massagem espiritual” com unção do santo óleo. Conseguem “convencer” indiscriminadamente as jovens que para a sua libertação precisam não apenas de uma unção externa com óleo no seu corpo completamente nu, mas que essa unção deve ser feita até ao interior do corpo, através de cópula. E, em ambas as situações, quando as jovens percebem que houve abuso sexual e reclamam, o pervertido “servo de Deus” responde que elas consentiram, porque não têm argumentos sólidos. É muitas vezes nestas duas situações que as jovens se encontram em escravidão sexual, porque o “servo de Deus” multiplica as sessões de “libertação” que afirma serem “necessárias” para a salvação da jovem. No entanto, isto já não vai funcionar porque há vários anos que uma acção em grande escala tem sido realizada em contexto pastoral para dar aos cristãos pontos de referência para desenterrar interpretações da Bíblia que são instrumentalizadas ao serviço da maldade e pecado humanos.

 

Em alguns casos de violação, os familiares são corrompidos pelos agressores ou usam a situação para enriquecerem?

Em alguns casos de violação, familiares gananciosos aproveitam-se da situação para chantagear o “servo de Deus” que cometeu o abuso sexual. Geralmente são apoiados por advogados ou juristas que conhecem a lei. O sofrimento da mulher abusada torna-se no seu negócio para extrair dinheiro do agressor, em troca do seu silêncio. Como forma de chantagem, geralmente é exigido dinheiro, mas há casos em que é exigida uma indemnização mais pesada pela perda da virgindade e pela honra da família/tribo, por exemplo, mandar a jovem para estudar no estrangeiro, comprar um terreno para a família, dar ao chantagista uma posição de poder, etc.. Às vezes as próprias vítimas entram nesse jogo de chantagem, mas às vezes escandalizam-se e ficam longe das negociações. E quando o abusador cedeu a essa chantagem, não há denúncia: tanto a família, quanto a vítima recusam-se a testemunhar, ou testemunharão abertamente pela inocência do agressor.

 

Além destes factores, há a grande modéstia das nossas culturas Africanas…

Nas culturas Africanas, há muita modéstia em relação à intimidade do corpo humano. Portanto, é muito indelicado e indecente dar detalhes sobre acções e factos relativos à sexualidade humana. Portanto, no caso de abuso sexual, tanto as vítimas (homens e mulheres), quanto as testemunhas se recusam a dar detalhes do que aconteceu, por falta de etiqueta nesta área (geralmente chamada de “vergonha” nas línguas Africanas). No entanto, a lei estatal congolesa sobre violência sexual popularizada e altamente divulgada nos últimos vinte anos está a dar frutos: as vítimas estão a começar a superar a modéstia e a manifestar-se, mesmo nas áreas rurais.

 

Entrevista de Lucie Sarr, publicada no La Croix International a 20 de Abril de 2022.