18 fevereiro 2022

Fotografia Salama

O Conquistador

Andreia Araújo, Equipa Missionária Salama! 2021

O tema deste ano para o 30º Dia Mundial do Doente «Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso» (Lc 6, 36) é o nosso fio condutor na receção dos doentes que diariamente chegam à Missão de Ocua a pedir auxílio. Sejam mamãs que precisam de cuidados de saúde para continuar a amamentar os seus filhos, sejam doentes que após se deslocarem ao hospital não foram bem recebidos (nem tratados) e pedem acompanhamento, ou pessoas que precisam apenas de orientação a nível de cuidados de saúde.

A nossa intervenção inicia-se sempre com uma receção de braços abertos, um olhar misericordioso e um escutar atento, na maioria dos casos segue-se o acompanhamento ao posto de saúde da missão, noutros casos o contacto com médicos do hospital mais próximo e o encaminhamento, assim como o pedido de intervenção da família para a deslocação, e nos casos mais complicados a oração e a presença ajudam no alívio da dor, como refere o Papa Francisco na sua carta: “O doente é sempre mais importante do que a sua doença, e por isso qualquer abordagem terapêutica não pode prescindir da escuta do paciente, da sua história, das suas ansiedades, dos seus medos. Mesmo quando não se pode curar, sempre é possível tratar, consolar(...)”.

A pastoral da saúde é parte integrante na nossa missão e esperamos poder continuar a auxiliar no tratamento do corpo, e no consolo e apoio espiritual, continuando a ter presente, em tudo que fazemos, a misericórdia de Deus, como nos pede o Papa Francisco.

Artigo publicado no Jornal O Conquistador de 18 de fevereiro de 2022.

Download de Ficheiros

Conquistador.63911.jpeg