14 fevereiro 2022

Fotografia Bruno Luís Rodrigues/Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais

DACS

A eleição decorreu na sequência da saída de D. José Cordeiro

O monsenhor Adelino Paes foi esta segunda-feira eleito administrador diocesano de Bragança-Miranda pelo Colégio de Consultores da diocese transmontana. O presbítero de 75 anos, que vai garantir o governo da diocese até à tomada de posse de um novo bispo, emitiu logo de seguida a Profissão de Fé e tomou posse canónica.

A eleição decorreu na sequência da saída de D. José Cordeiro, empossado no sábado, 12 de Fevereiro, como Arcebispo de Braga.

Adelino Fernando Paes nasceu a 11 de Janeiro de 1947, em Picote, Miranda do Douro e licenciou-se em Teologia pela Faculdade de Teologia de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa.

O administrador diocesano recebeu a ordenação sacerdotal a 9 de Fevereiro de 1975, em Bragança, e estudou pastoral na Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha.

O monsenhor exerceu, na Diocese de Bragança-Miranda, os cargos de vice-reitor do Seminário de São José e de pároco das Paróquias dos Santos Mártires e Santo Condestável, na cidade de Bragança. Foi, durante o ministério pastoral de D. José Cordeiro, vigário geral.