Arquidiocese de Braga -
19 outubro 2021
Holanda: duzentas caixas “lentas” no supermercado contra a solidão dos idosos
DACS com Avvenire
É a rede Jumbo a apresentá-los, mas fazem parte do “Um contra a solidão”, o programa do governo holandês para ajudar 1,3 milhões de pessoas na terceira idade.
Nem todas as pessoas querem fazer compras rapidamente. Na verdade, para alguns, é uma questão de “sobrevivência”. É por isso que, em 2022, haverá 200 supermercados na Holanda onde as pessoas poderão fazer compras ao seu próprio ritmo, com a possibilidade de conversarem na hora do pagamento.
“Queremos ajudar as pessoas a terem um contacto real, com o interesse genuíno dos operadores de caixa nos clientes. É um gesto pequeno, mas muito valioso, especialmente num mundo que se está a digitalizar e a ficar mais rápido”, disse Colette Cloosterman-van Eerd, directora criativa do Jumbo, a rede de supermercados que decidiu abrir as caixas “relax” na Holanda. “As nossas lojas são um importante ponto de encontro para muitas pessoas e queremos desempenhar um papel na redução da solidão."
Chamam-se “Kletskassa” os operadores de caixa preparados para quem deseja conversar. A decisão dos supermercados Jumbo nasceu da vontade de aderir ao programa do governo holandês “Um contra a solidão”, com o qual pretendem combater um problema muito comum e crescente entre os idosos. De facto, no país existem 1,3 milhões de pessoas com mais de 75 anos (de um total de 17 milhões), dos quais mais de metade diz sentir-se sozinha. Segundo as estimativas, os idosos acima deste limite de idade serão 2.1 milhões em 2030. Os idosos sozinhos poderiam, portanto, ser o dobro em menos de 10 anos.
É por isso que organizações da sociedade civil, municípios, empresas e o governo nacional holandês estão a unir forças: para conter o flagelo social da solidão. Uma iniciativa que segue o que já aconteceu noutras companhias do Reino Unido, a Tesco e a Sainsbury's, que já abriram caixas “lentas”. Mas isto vem acompanhado de outros exemplos, na Holanda: aqui os estudantes universitários podem evitar pagar aluguer caso decidam residir com idosos como companheiros de casa. O objectivo é sempre ajudar os idosos e tentar estancar os efeitos negativos do envelhecimento.
Artigo publicado em Avvenire a 18 de Outubro de 2021.
Partilhar