16 outubro 2021

Celebração de abertura do Sínodo é amanhã na Sé

DACS

Durante a celebração, o Arcebispo Primaz irá apresentar a equipa de contacto da diocese e simbolicamente irá entregar a cada um dos membros os documentos do sínodo.

Amanhã, dia 17 de Outubro, decorre a celebração de abertura do Sínodo, na Sé Primaz de Braga, com uma eucaristia às 15h00, presidida pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga.

"Com esta celebração, que ocorre em todas as Igrejas locais, abre-se a fase diocesana deste sínodo, em espírito de comunhão, não apenas com as Igrejas de todo o mundo, mas sobretudo com o povo da diocese. Pede-se, nesta Eucaristia, a presença e a condução do Espírito Santo, confiando a Deus, através da intercessão materna de Maria, Rainha dos Apóstolos e Mãe da Igreja, este processo sinodal", explica o Pe. Sérgio Torres, que integra a equipa diocesana que coordena o processo.

Durante a celebração, o Arcebispo Primaz irá apresentar a equipa de contacto da diocese e simbolicamente irá entregar a cada um dos membros os documentos do sínodo, para simbolizar o envio no caminho da peregrinação sinodal como Igreja missionária.

Antes da conclusão do encontro, o padre Tiago Freitas irá apresentar o caminho, proposto pela primeira vez, desta forma, a toda a Igreja, inspirando a participação na fase diocesana do Processo Sinodal e falando sobre a sinodalidade, o rumo e o impacto nas comunidades cristãs e o método do discernimento.

"Pretende-se olhar de forma séria para o Sínodo, como uma oportunidade a não perder, para que não seja visto como uma empecilho no meio dos nossos processos e programações já habituais, mas como um estímulo para a renovação eclesial, que deve ficar também marcada por este modo de ser igreja", afirma o Pe. Sérgio Torres.

A equipa de contacto da arquidiocese já começou a trabalhar e, até ao final do mês de Outubro, deverá apresentar as etapas e metodologia concreta para o caminho sinodal e o modo como será concretizada a caminhada a nível da Arquidiocese, dos Arciprestados, Paróquias, Congregações Religiosas, Movimentos, Confrarias e Misericórdias.

A equipa de contacto da Arquidiocese de Braga é constituída pelo Pe. Sérgio Torres, pelo Pe. Tiago Freitas, por Vânia Pereira, pela Ir. Emília Almeida, por Isabel Filgueiras, por Isabel Cunha, por Cristóvão Andrade, por André Cardoso e por Marta Vilas Boas.