6 outubro 2021

Responsáveis das equipas sinodais diocesanas espanholas já reuniram

Fotografia CEE

DACS com CEE

Encontro começou com a apresentação do roteiro do Sínodo dos Bispos, sob o lema “Por uma Igreja sinodal, comunhão, participação e missão (2021-2023)”, por D. Vicente Jiménez Zamora, coordenador da equipa do Sínodo da CEE.

A equipa sinodal da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) reuniu ontem à tarde, 5 de Outubro, com os responsáveis ​​pela fase sinodal de cada uma das dioceses espanholas.

O encontro começou com a apresentação do roteiro do Sínodo dos Bispos, sob o lema “Por uma Igreja sinodal, comunhão, participação e missão (2021-2023)” por D. Vicente Jiménez Zamora, coordenador da equipa do Sínodo da CEE.

Equipas sinodais diocesanas

O encontro começou com um momento de oração, dirigido por Maria José Tuñón, e a oração Ad Sumus, programada para os encontros sinodais. Em seguida, o Arcebispo Jiménez Zamora explicou aos participantes que estão a “participar num kairós” da Igreja universal e de Espanha, por isso a oportunidade deve ser acolhida “com docilidade e escuta do Espírito Santo”.

“Iniciamos um processo, um caminho e a sinodalidade é o elemento que deve marcar o modo de ser na Igreja”, referiu.

O responsável da equipa sinodal insistiu em que a consulta realizada seja verdadeira, real e profunda, sem excluir ninguém e que incorpore aqueles que são membros, mas se sentem alienados da Igreja.

“O importante não é responder a um questionário, mas ter experiência de sinodalidade, de caminhar juntos”, disse D. Jiménez Zamora.

No encontro foi apresentada a página do Sínodo, que pretende ser um lugar de encontro e serviço às equipas sinodais da Igreja na Espanha.

O site está alojado no domínio pueblodediosensalida.com, criado para o congresso dos leigos de Fevereiro de 2020, e que recolhe as iniciativas que se realizam em Espanha a partir desse encontro. Nesta página é possível encontrar os materiais e recursos para a fase diocesana, para a sua organização e divulgação.

A função da Equipa Sinodal da CEE é servir de elo entre o Secretariado Geral do Sínodo e as dioceses. Ao mesmo tempo, tem por objectivo coordenar esta primeira fase diocesana, que começa a 17 de Outubro e se estende até Abril de 2022. A fase diocesana terá início uma semana após a inauguração solene em Roma, nos dias 9 e 10 de Outubro, a cargo do Santo Padre.

Na reunião também se adiantou a celebração de uma Jornada do Apostolado Secular online no dia 23 de Outubro, na qual participará D. Luis Marín, Subsecretário do Sínodo dos Bispos.

O caminho sinodal em três fases

O caminho sinodal tem três fases fundamentais. A fase diocesana terá início nos dias 9 e 10 de Outubro de 2021 em Roma e no final de semana seguinte, nos dias 16 e 17 de Outubro em cada Igreja particular. Os processos de escuta, diálogo e discernimento concentrar-se-ão nas paróquias e comunidades religiosas e terminarão em Abril de 2022.

Numa segunda fase, entre Setembro de 2022 e Março de 2023, acontecerão as assembleias regionais e continentais.

Finalmente, em Outubro de 2023, a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos terá lugar em Roma. Depois do Sínodo, está prevista a implementação das propostas e conclusões, que envolverão novamente as Igrejas particulares.

A equipa sinodal do CEE teve a sua primeira reunião em Setembro

A Conferência Episcopal Espanhola, com o objectivo de servir as dioceses, criou uma equipa sinodal, que se reuniu pela primeira vez no dia 16 de Setembro. O Arcebispo Emérito de Saragoça, D. Vicente Jiménez Zamora, é o responsável pela coordenação dos trabalhos desta equipa que apoiará as dioceses espanholas nesta primeira fase.

A equipa é formada por Dom Luis Argüello, Secretário Geral da CEE; Isaac Martín, leigo da Diocese de Toledo; Olalla Rodríguez, leiga da Renovação Carismática Católica; Dolores García, presidente do Fórum de Leigos; Luis Manuel Romero, sacerdote, director da Comissão Episcopal para os Leigos, Família e Vida; María José Tuñón ACI, religiosa, directora da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada; e Josetxo Vera, director da Comissão Episcopal para as Comunicações Sociais.

Texto publicado na página da Conferência Episcopal Espanhola a 6 de Outubro de 2021.