1 outubro 2021

Papa vai lançar processo do Sínodo de 2023 a 9 de Outubro

Fotografia CNS photo/Paul Haring

DACS

As celebrações iniciais começam na manhã do próximo dia 9, na Sala Nova do Sínodo, com trabalhos em assembleia plenária e em grupos linguísticos.

O Papa Francisco vai lançar nos dias 9 e 10 de Outubro, com um momento de reflexão e uma missa no Vaticano, o “caminho sinodal” que decorre até à assembleia dos bispos marcada para 2023.

As celebrações iniciais começam na manhã do próximo dia 9, na Sala Nova do Sínodo, com trabalhos em assembleia plenária e em grupos linguísticos. Francisco vai discursar durante o encontro inicial, no qual vão ser apresentados testemunhos de várias partes do mundo.

Todos os presentes no evento vão participar, no dia seguinte, na missa presidida pelo Papa na Basílica de São Pedro, pelas 9 horas portuguesas. A eucaristia marca o início oficial do Sínodo a nível mundial e para a Diocese de Roma.

De acordo com a Santa Sé, estarão presentes “representantes do povo de Deus, incluindo delegados das reuniões internacionais das Conferências Episcopais e organismos semelhantes, membros da Cúria Romana, delegados fraternos, delegados de vida consagrada e movimentos eclesiais de leigos, o Conselho de Jovens e outros”.

O processo sinodal decorre até Outubro de 2023 e tem como tema “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, tendo sido publicadas, pela Secretaria-Geral do Sínodo, um conjunto de orientações para as várias comunidades católicas.

Intitulado “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, o Documento Preparatório encontra-se dividido em quatro partes: “Apelo a Caminhar juntos”, “Uma Igreja Constitutivamente Sinodal”. “À escuta das Escrituras” e “A sinodalidade em acção: roteiros para a consulta do Povo de Deus”.